A pesquisa tem foco nos saberes cultural de crianças a respeito da
fabricação do abano presente na Comunidade de Arauá, Polo Cacoal, Município
de Bragança, Estado do Pará. O estudo busca identificar os saberes transmitidos
pelos adultos da Comunidade de Arauá às crianças a respeito da confecção
do abano. Os resultados revelam que existe um consenso sobre a existência de
saberes tradicionais relacionados ao fabrico do abano. Para elas o abano tem
um sentido e significado porque serve para abanar o fogo e manter a brasa, não
é qualquer palha que serve para confeccionar o abano, é preciso saber tracejar e
formar o losango. Ainda, outras questões encontradas no decorrer da pesquisa
como o uso do abano para ensinar a Matemática às crianças no processo educativo.
Conclui-se, que as técnicas utilizadas na fabricação do abano com relação
aos saberes culturais da Comunidade não estão presentes no currículo escolar
da Comunidade, por isso deve a escola valorizar uma proposta curricular, a fim
de promover o ensino interdisciplinar, por exemplo, trabalhar a Etnomatemática
pela Geometria no processo de alfabetização de crianças e valorizar os saberes
culturais transmitidos entre gerações.
The research focuses on the cultural knowledge of children regarding
the manufacture of the fan present in Arauá Community, Polo Cacoal, Bragança
Municipality, State of Pará. The study seeks to identify the knowledge transmitted
by adults from Arauá Community to children regarding the making of the fan. The
results show that there is a consensus on the existence of traditional knowledge
related to the manufacture of the fan. For them the fan has a meaning and meaning
because it serves to fan the fire and keep the embers, not just any straw thatserves to make the fan, you need to know how to trace and form the rhombus.
Still, other issues found during the research such as the use of the fan to teach
mathematics to children in the educational process. It is concluded that the techniques
is used in the making of the fan with respect to the cultural knowledge of
the Community and are not present in the Community school curriculum, so the
school should value a curricular proposal, in order to promote interdisciplinary
teaching. For example, to work Ethnomathematics by Geometry in the process
of literacy of children and to value the cultural knowledge transmitted between
generations.