A CRIATIVIDADE E PERCEPÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO

Revista 2022 (janeiro)

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ISSN: 2596-3309
Editor Chefe: Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 26/08/2022
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Educação

A CRIATIVIDADE E PERCEPÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO

Ano: 2022 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: LAIS FLAUSINO DOS SANTOS CASTRO
Autor Correspondente: LAIS FLAUSINO DOS SANTOS CASTRO | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Ensino da Arte; Ponto e Reencontro; Reflexão do Ensino.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe uma reflexão sobre o objetivo de estudar o ponto em que a arte se perdeu no ensino e vivencia dos povos brasileiros. Para isso foi preciso compreender o processo das primeiras obras de arte, assim construindo uma bagagem a partir de questões que referem a seu cotidiano, seu senso estético e juízo de gosto. Como aporte teórico foi utilizado o trabalho de (BARBOSA, 2009) no que se refere à reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem e seus pontos principais são: leitura de mundo, conscientização crítica a partir da contextualização da realidade dos (as) educando (as), e agir para transformar; (FREIRE, 1996). Que defende um professor crítico, e desafiador. Da mesma forma, foram realizadas oficinas cujo trabalho efetuado foi o exercício de observações, a partir dos diferentes referenciais dos alunos, tangenciando questões do seu cotidiano, ao mesmo tempo em que, do estudo dos fundamentos da linguagem visual, totalizando o número de 14 encontros. Foram realizados depoimentos com esses mesmos grupos de alunos com intuito de verificar as suas percepções do que a arte representa em seu cotidiano e na sua comunidade. Esta pesquisa pretende construir uma didática apropriada para ampliação e resgate da verdadeira cultura brasileira e qualificação desta matéria no âmbito, visando uma nova forma de compreender apreciar e apreender sobre sua modalidade.



Resumo Inglês:

This article proposes a reflection on the objective of studying the point at which art got lost in the
teaching and experience of Brazilian peoples. For this, it was necessary to understand the process of the first
works of art, thus building a baggage from questions that refer to their daily lives,
their aesthetic sense and judgment of taste. As a theoretical contribution, the work of (BARBOSA,
2009) with regard to the reflection on the teaching/learning process and its main points are: reading the world, critical awareness from the contextualization of the reality of
(as) educating (as), and acting to transform; (FREIRE, 1996). Who defends a critical teacher, and
challenger. In the same way, workshops were held whose work was the exercise of observations, from the different references of the students, touching questions of their daily life,
at the same time, from the study of the foundations of visual language, totaling the number
of 14 meetings. Testimonies were carried out with these same groups of students in order to
to verify their perceptions of what art represents in their daily lives and in their community.
This research intends to build an appropriate didactic to expand and rescue the true
Brazilian culture and qualification of this matter in the scope, aiming at a new way of understanding
appreciate and learn about its modality.



Resumo Espanhol:

Este artículo propone una reflexión sobre el objetivo de estudiar el punto en el que el arte se perdió en la
enseñanza y experiencia de los pueblos brasileños. Para ello, fue necesario comprender el proceso de la primera
obras de arte, construyendo así un bagaje a partir de preguntas que se refieren a su cotidianidad,
su sentido estético y el juicio del gusto. Como aporte teórico, el trabajo de (BARBOSA,
2009) en lo que se refiere a la reflexión sobre el proceso de enseñanza/aprendizaje y sus ejes principales son: lectura del mundo, conciencia crítica desde la contextualización de la realidad de
(as) educando (as), y actuando para transformar; (FREIRE, 1996). Quien defiende a un maestro crítico, y
desafiador. De igual manera, se realizaron talleres cuyo trabajo fue el ejercicio de observaciones, desde los diferentes referentes de los estudiantes, tocando cuestiones de su vida cotidiana,
a su vez, del estudio de los fundamentos del lenguaje visual, totalizando el número
de 14 reuniones. Se realizaron testimonios con estos mismos grupos de estudiantes con el fin de
verificar sus percepciones de lo que representa el arte en su vida cotidiana y en su comunidad.
Esta investigación pretende construir una didáctica apropiada para ampliar y rescatar la verdadera
Cultura brasileña y calificación de esta materia en el ámbito, visando una nueva forma de entender
apreciar y aprender sobre su modalidad.



Resumo Francês:

Cet article propose une réflexion sur l'objectif d'étudier le moment où l'art s'est perdu dans le
l'enseignement et l'expérience des peuples brésiliens. Pour cela, il fallait comprendre le processus de la première
des œuvres d'art, construisant ainsi un bagage à partir de questions qui renvoient à leur quotidien,
leur sens esthétique et leur jugement de goût. Comme apport théorique, les travaux de (BARBOSA,
2009) en ce qui concerne la réflexion sur le processus d'enseignement/apprentissage et ses points principaux sont : la lecture du monde, la conscience critique à partir de la contextualisation de la réalité de
(comme) éduquer (comme) et agir pour transformer ; (FREIRE, 1996). Qui défend un enseignant critique, et
challenger. De la même manière, des ateliers ont été organisés dont le travail était l'exercice d'observations, à partir des différentes références des élèves, touchant des questions de leur quotidien,
en même temps, de l'étude des fondements du langage visuel, totalisant le nombre
de 14 réunions. Des témoignages ont été réalisés auprès de ces mêmes groupes d'élèves afin de
pour vérifier leurs perceptions de ce que l'art représente dans leur vie quotidienne et dans leur communauté.
Cette recherche entend construire une didactique appropriée pour élargir et sauver le vrai
Culture brésilienne et qualification de cette matière dans le champ d'application, visant une nouvelle façon de comprendre
apprécier et découvrir sa modalité.



Resumo Alemão:

Dieser Artikel schlägt eine Reflexion über das Ziel vor, den Punkt zu untersuchen, an dem Kunst in der Kunst verloren ging
Lehre und Erfahrung der brasilianischen Völker. Dazu war es notwendig, den Prozess des ersten zu verstehen
Kunstwerke und bauen so ein Gepäck aus Fragen auf, die sich auf ihr tägliches Leben beziehen,
ihr Sinn für Ästhetik und ihr Geschmacksurteil. Als theoretischer Beitrag ist die Arbeit von (BARBOSA,
2009) im Hinblick auf die Reflexion über den Lehr-/Lernprozess und seine Schwerpunkte sind: Welt lesen, kritisches Bewusstsein aus der Kontextualisierung der Realität
(as) erziehend (as) und handelnd, um zu transformieren; (FREIRE, 1996). Wer verteidigt einen kritischen Lehrer, und
Herausforderer. In gleicher Weise wurden Workshops abgehalten, deren Arbeit die Übung von Beobachtungen war, ausgehend von den verschiedenen Referenzen der Studenten, die Fragen ihres täglichen Lebens berührten,
gleichzeitig, aus dem Studium der Grundlagen der Bildsprache, summiert sich die Zahl
von 14 Sitzungen. Mit diesen gleichen Gruppen von Schülern wurden Zeugnisse durchgeführt, um dies zu tun
um ihre Wahrnehmung dessen zu überprüfen, was Kunst in ihrem täglichen Leben und in ihrer Gemeinschaft darstellt.
Diese Forschung beabsichtigt, eine geeignete Didaktik aufzubauen, um das Wahre zu erweitern und zu retten
Brasilianische Kultur und Qualifizierung dieser Materie im Rahmen, mit dem Ziel einer neuen Art des Verstehens
schätzen und lernen Sie seine Modalität kennen.



Resumo Italiano

Questo articolo propone una riflessione sull'obiettivo di studiare il punto in cui l'arte si è persa nel
insegnamento ed esperienza dei popoli brasiliani. Per questo, era necessario comprendere il processo del primo
opere d'arte, costruendo così un bagaglio di domande che rimandano alla loro quotidianità,
loro senso estetico e giudizio di gusto. Come contributo teorico, il lavoro di (BARBOSA,
2009) per quanto riguarda la riflessione sul processo di insegnamento/apprendimento e i suoi punti salienti sono: la lettura del mondo, la consapevolezza critica dalla contestualizzazione della realtà di
(as) educare (as) e agire per trasformare; (FREIRE, 1996). Chi difende un insegnante critico, e
sfidante. Allo stesso modo si sono svolti laboratori il cui lavoro è stato esercizio di osservazione, dai diversi riferimenti degli studenti, toccando questioni della loro vita quotidiana,
allo stesso tempo, dallo studio dei fondamenti del linguaggio visivo, sommando il numero
di 14 incontri. Testimonianze sono state effettuate con questi stessi gruppi di studenti al fine di
per verificare le loro percezioni di ciò che l'arte rappresenta nella loro vita quotidiana e nella loro comunità.
Questa ricerca intende costruire una didattica adeguata per ampliare e salvare il vero
Cultura brasiliana e qualificazione di questa materia nell'ambito, mirando a un nuovo modo di intendere
apprezzare e conoscere la sua modalità.