CRISTIANISMO E HISTÓRIA: O APELO QUENÓTICO DE ENFRAQUECIMENTO AO CRISTIANISMO EM GIANNI VATTIMO

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

CRISTIANISMO E HISTÓRIA: O APELO QUENÓTICO DE ENFRAQUECIMENTO AO CRISTIANISMO EM GIANNI VATTIMO

Ano: 2020 | Volume: 47 | Número: 149
Autores: Marcelo Martins Barreira
Autor Correspondente: Marcelo Martins Barreira | [email protected]

Palavras-chave: Kénosis, Tradição, Enfraquecimento, Cristianismo, Vattimo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O enfraquecimento da metafísica é um apelo da Kénosis divina ao atuar historicamente secularizando hierofanias violentas a favor de uma intensificação do projeto ético-político democrático. Por isso, o esvaziamento do “sagrado natural” presente no “cristianismo trágico” em sua fundamentação metafísica no Totalmente Outro faculta novamente a que nossos contemporâneos escutem o apelo da fé. Em sua hermenêutica do religioso, Gianni Vattimo articula o pensamento de Nietzsche e Heidegger com a ação quenótica de superação da metafísica como historicização do cristianismo. O anúncio da morte do Deus-moral e a dissolução do sagrado-violento enfraquecem quenoticamente as estruturas do pensamento objetivante do ser, facultando a pluralidade de pontos de vista sobre o mundo e sobre o cristianismo.



Resumo Inglês:

This article approaches Christianity and its history from the hermeneutic perspective of Vattimo. The first part analyzes the relationship between Nietzsche’s and Heidegger’s thought and the kenotic action of overcoming metaphysics as historicization of Christianity. The second part deals with the weakening of metaphysics as response to an appeal for the divine Kenosis to secularize violent hierophanies, in order to further the democratic and ethical-political project. Consequently, the “natural sacred” is removed from “tragic Christianity” in its metaphysical foundation in the Totally Other. The announcement of the death of the moral God and the dismantling of the sacred-violent therefore weaken the structures of the objectifying thought of being and provide a plurality of perspectives on the world as well as on Christianity, opening the latter to an effective historicity of its tradition.