Critical theory, ideology and modern culture: the concept of “cultural industry” under the information technology paradigm/ Teoria Crítica, ideologia e cultura moderna: o conceito de “indústria cultural” sob o paradigma da tecnologia da informação

Diversitas Journal

Endereço:
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Site: http://www.kentron.ifal.edu.br/index.php/diversitas_journal/
Telefone: (82) 9960-4243
ISSN: 25255215
Editor Chefe: José Crisólogo de Sales Silva
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Critical theory, ideology and modern culture: the concept of “cultural industry” under the information technology paradigm/ Teoria Crítica, ideologia e cultura moderna: o conceito de “indústria cultural” sob o paradigma da tecnologia da informação

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 3
Autores: A. S. do Bem, J. dos S. Almeida
Autor Correspondente: A. S. do Bem | [email protected]

Palavras-chave: Frankfurt Critical Theory, Mass media, Information technologies.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigoapresenta uma reflexão sobre a obra Dialética do Esclarecimento(1947), de Theodor W.  Adorno  eMax  Horkheimer,apartir  de  uma  abordagem acerca  das relações sociais intermediadas  por tecnologias  e meios  de  comunicação  de  massa  no  final  dos  anos  de  1940.  A  reflexão  empreendida  coloca em   foco   as  mudanças  sociais   que   tiveram   início   antes   mesmo   deste   período  e   ganharam  maior expressividade nas décadas finais do século 20 com a chamada “revolução da tecnologia da informação”. Considerando-se a centralidade dos pressupostos teórico-sociais e a emergência do conceito de “indústria cultural”, desenvolve-se uma  reconstrução  da  crítica  da  ideologia  em  a Dialética  do  Esclarecimento, dando visibilidade  às  potencialidades  e  limitações  desta  produção  a  partir do  “paradigma  da  tecnologia  da informação” do sociólogo espanhol Manuel Castells.



Resumo Inglês:

This article presents a reflection on the work Dialectic of  Enlightenment(1947), by Theodor W.  Adorno  and  Max  Horkheimer,  starting  from  an  approach  about  social  relations  mediated  by technologies and mass media in the late 1940s. The reflection undertaken puts in focus the social changes that began even before this period and gained greater expression in the final decades of  the 20th century with  the  so-called “information technology revolution”. Considering the centrality of the theoretical-social  assumptions  and  the emergence of the concept of “cultural industry”, a reconstruction of the critique  of   ideology  is  developed  in  the Dialectic  of   Enlightenment,  giving  visibility  to  the  potentialities and  limitations  of  this  production  from  the  “paradigm  of  information  technology”  by  the  Spanish sociologist Manuel Castells.