Um tema central dentro das políticas de conservação do patrimônio imaterial ou intangível é a recuperação de ofícios e saberes tradicionais, entendidos como exemplo de manifestações, expressões conhecimentos e práticas que dão à comunidade e a um grupo humano um sentido de identidade, pertencimento e continuidade histórica. Nesse âmbito, o Ministério da Cultura da Colômbia e sua Direção de Patrimônio têm liderado uma iniciativa que questiona a invisibilidade política, econômica e cultural da população afro-colombiana e tenta reivindicar a memória de resistência e construção do território, expressos nos ofícios, como é a construção de embarcações de madeira. O presente artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de caráter exploratório sobre o oficio da Carpinteria de Ribera na Ilha de Tierrabomba, (Distrito de Cartagena, costa Caribe da Colômbia), narrada através das vozes dos mestres e aprendizes que preservam os conhecimentos e as técnicas para construir ditas embarcações. Estes mestres participam no projeto de pesquisa que inclui também equipes interdisciplinares e no qual são realizados cursos e ateliês. Para entrevistar aos protagonistas se utilizaram os cadernos de viagem que, como os usados pelos cronistas de antigamente, passam a ser ferramentas para registrar, reconhecer e transmitir as experiências de forma eficaz e íntima. Por meio de relatos e desenhos, documenta-se uma tradição ancestral que consegue ser uma adequada estratégia para recuperar ofícios e saberes tradicionais no âmbito do Patrimônio Cultural.
A central theme in inmaterial or intangible heritage conservation policies is the recovery of traditional trades and knowledge, understood as examples of manifestations, expressions, and practices that give the communities and human groups a sense of identity, belonging and historical continuity. In this context, the Colombian Ministry of Culture and its Heritage Directorate has led an initiative that questions the political, economic and cultural invisibilization of the Afro-Colombian population and tries to claim the memory of resistance and construction of the territory, expressed in trades such as the construction of wooden vessels. This article presents the summary of an exploratory research on the office of the Carpinteria de Ribera on the Island of Tierrabomba, (Cartagena District, Caribbean coast of Colombia), narrated through the voices of masters and apprentices who preserve the knowledge and techniques to build these vessels. These masters participate in the research project that also includes interdisciplinary teams and in which learning courses and workshops are held. To interview the protagonists, the travel notebooks were used, which, like those used by chroniclers of yesterday, become tools to collect, recognize and transmit the experiences effectively and intimately. By means of stories and drawings is documented an ancestral tradition. There are also an appropriate way of working today in the search for strategies to save and show recover trades and knowledge in the field of Cultural Heritage.