Este trabalho busca investigar as relações interdiscursivas existentes entre o conto
“Sexta-feira da paixãoâ€, que faz parte da coletânea Os mortos são estrangeiros (1970), do
escritor norte-rio-grandense Newton Navarro, e a narrativa bÃblica. Assim, discutiremos como
o conto, através de estratégias narrativas, configura na morte do assassino o mito da Paixão de
Cristo, ou seja, o filho flagelado da velha atua como ponto de apoio para que se torne
presente, quanto memória, o passado mÃtico. A morte do presente retoma a morte do passado.
This work we seek to investigate the interdiscoursive relationship between the tale
“Sexta-feira da paixãoâ€, which is part of the collection Os mortos são estrangeiros (1970),
from the potiguar writer Newton Navarro and the biblical narrative. So, we discuss how the
tele through the narrative strategies setup the death of the killer in the myth of Christ's
Passion, i.e, the tortured son of the woman old perform as point of the support to turn present,
while memory the mythic past. The death of the present retake the death of the past.