O artigo de Lluis Masgrau visa demarcar as principais áreas de interesse do diretor teatral Eugenio Barba em sete de seus livros, de modo a abarcar sua visão sobre o teatro. Esses escritos derivam das experiências profissionais de Barba marcadas pelo diálogo com três grandes vertentes da cultura teatral do séc. XX – a Grande Reforma (Stanislavski, Grotowisk, Living Theater etc), o teatro clássico asiá- tico e o teatro de grupo latinoamericano –, balizadas por suas quatro perguntas fundamentais: “onde”, “por que”, “como” e “para quem” atuar; donde os quatro níveis do ofício: a aprendizagem, a busca de um sentido pessoal, a construção da técnica e o “valor”, o qual resulta, grosso modo, do compartilhamento com o espectador do sentido pessoal expresso pelo ator. Concluindo que a identidade profissional de Barba adquirida ao longo de seu caminho é a “conquista da diferença”.
The article by Lluis Masgrau aims to demarcate the main areas of Eugenio Barba’s interest in seven of his books, so as to encompass his thetrical view. These writings derive from the professional experiences of Barba marked by the dialogue with three great strands of 20th-century theatrical culture – the Great Reformation (Stanislavski, Grotowisk, Living Theater , etc.), Asian classical theatre and Latin American group theatre – marked by his four fundamental questions: “where”, “why”, “how”, and “for whom” to act; Thus the four levels of the craft: learning, the search for a personal sense, the construction of a technique and “value”, which results, roughly, from sharing the personal meaning expressed by the actor with the audience. Concluding that Barba’s professional identity gained along his path is the “conquest of difference.”
El artículo de Lluis Masgrau pretende demarcar las principales áreas de interés del director teatral Eugenio Barba en siete de sus libros, para abarcar su visión sobre el teatro. Estos escritos derivan de las experiencias profesionales de Barba marcadas por el diálogo con tres grandes vertientes de la cultura teatral del s. XX - a Gran Reforma (Stanislavski, Grotowisk, Living Theater, etc), el teatro clásico asiático y el teatro de grupo latinoamericano-, balizadas por sus cuatro preguntas fundamentales: "Donde", "por qué", "cómo" y "para quién" actuar; de los cuatro niveles del oficio: el aprendizaje, la búsqueda de un sentido personal, la construcción de la técnica y el "valor", el cual resulta, grosso modo, del compartir con el espectador del sentido personal expresado por el actor. Concluyendo que la identidad profesional de Barba adquirida a lo largo de su camino es la "conquista de la diferencia".