CULTURA AMAZÔNIA: DA MIGRAÇÃO NORDESTINA A SALA DE AULA RIBEIRINHA

Revista Presença Geográfica

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ISSN: 2446-6646
Editor Chefe: Josué da Costa Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Geografia

CULTURA AMAZÔNIA: DA MIGRAÇÃO NORDESTINA A SALA DE AULA RIBEIRINHA

Ano: 2019 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Marcela Arantes Ribeiro
Autor Correspondente: Marcela Arantes Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Migração, Ribeirinho

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O texto apresenta uma discussão a respeito da investigação das narrativas míticas do imaginário de uma comunidade ribeirinha que faz parte do contexto educacional dos alunos. Apresenta a forma como essas narrativas são trabalhadas na prática docente, diante da integração intercultural. Com o viés cultural, a sala de aula torna-se objeto de estudo, abordando os valores e as experiências vividas. O principal objetivo foi demonstrar sobre a importância de integrar os alunos à arte de narrar e às experiências cotidianas no ambiente escolar. O texto resulta da releitura da pesquisa de iniciação científica que abordou a Cultura Amazônica na sala de aula, à luz do processo migratório para a Amazônia e pelo viés da discussão de uma educação voltada para a emancipação. A pesquisa foi realizada no campo metodológico da Fenomenologia e da História Oral, sustentadas nas concepções de Merleau-Ponty (1994) e Meihy (2005). Foi possível realizar um estudo que perpassa pelo modo de ver e compreender o processo de conhecimento da cultura local nas escolas ribeirinhas, a partir de atividades desenvolvidas com os alunos, bem como com desenvolvimento das entrevistas e a concepção do outro. Identificou-se uma cultura ribeirinha - amazônica fundamentada na relação dos ribeirinhos com o rio e a mata, uma “cosmovisão” (LOUREIRO, 1995). As discussões dos resultados partiram da identificação da cultura amazônica, a relação desta com a teoria da escola e a prática de aprender em sala de aula. Considerou o processo migratório para a Amazônia marcado pela presença dos nordestinos, onde sua a vivência contribuiu para a criação das representações dos grupos ribeirinhos e a formação da cultura amazônica. Essa cultura ultrapassa os muros da escola, tornando-se parte da Educação. Assim, ao trabalhar no ambiente escolar as diversidades culturais conduzem a compreensão da importância do conhecimento através da cultura de cada indivíduo.



Resumo Inglês:

The text presents a discussion about the investigation of the mythical narratives of the imaginary of a riverside community that is part of the educational context of the students. It presents the way these narratives are worked out in the teaching practice, in the face of intercultural integration. With the cultural bias, the classroom becomes an object of study, addressing the values and experiences lived. The main objective was to demonstrate the importance of integrating students with the art of narration and everyday experiences in the school environment. The text results from the re-reading of the scientific initiation research that approached the Amazon Culture in the classroom, in the light of the migratory process for the Amazon and by the bias of the discussion of an education focused on emancipation. The research was carried out in the methodological field of Phenomenology and Oral History, based on the conceptions of Merleau-Ponty (1994) and Meihy (2005). It was possible to carry out a study that goes through the way of seeing and understanding the process of knowledge of local culture in riverside schools, based on activities developed with students, as well as the development of interviews and the conception of the other. A riverine-Amazonian culture based on the relation of the riverside to the river and the forest was identified, a "cosmovision" (LOUREIRO, 1995). The discussions of the results started from the identification of the Amazonian culture, its relation with the theory of the school and the practice of learning in the classroom. He considered the migratory process for the Amazonia marked by the presence of the Northeasterners, where his experience contributed to the creation of representations of the riparian groups and the formation of the Amazonian culture. This cultur e goes beyond the walls of the school, becoming part of Education. Thus, working in the school environment, cultural diversities lead to an understanding of the importance of knowledge through the culture of each individual.