Cultura de compartilhamento em processos avaliativos.

Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

Endereço:
Rodovia Admar Gonzaga - Lab. Moda e Sociedade - sala 51 - Itacorubi
Florianópolis / SC
88034-001
Site: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/Ensinarmode/index
Telefone: (48) 3664-8385
ISSN: 2594-4630
Editor Chefe: Mara Rúbia Sant'Anna
Início Publicação: 01/10/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Cultura de compartilhamento em processos avaliativos.

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Maria Carolina Garcia
Autor Correspondente: Maria Carolina Garcia | [email protected]

Palavras-chave: Trabalho de Conclusão de Curso, Método de avaliação, BA Creative Collectibles.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira o modelo de apresentação dos trabalhos de conclusão dos cursos de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo converteu-se na mostra BA Creative Collectibles. Igualmente, apresenta seu impacto a longo prazo para os egressos de Design de Moda da instituição. Para tanto, o estudo de caso considera o conceito de economia de compartilhamento desenvolvido por Gansky (2011) e o entendimento de metadesign em sistemas complexos proposto por Alão (2015) como elementos de ressignificação simbólica de processos avaliativos. Assim, observa de que maneira o BA Creative Collectibles eliminou as bancas de defesa, compostas majoritariamente por docentes, em prol de um sistema de avaliação em formato de exposição interativa, que inclui como avaliadores acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado brasileiro de design. Como resultado, os estudantes tiveram acesso a distintas oportunidades de colocação profissional e foi possível observar que a força e a diversidade do ecossistema da Economia Criativa dependem de uma educação ampla e balanceada. Essa proposta desenvolve um largo espectro de caminhos para a criatividade, com forte foco em uma vida cultural ativa, na sistematização de habilidades de comunicação e na pró-atividade e caráter empreendedor do estudante. Consequentemente, os parâmetros de excelência acadêmica garantem posicionamento e visibilidade no mercado tanto para os egressos quanto para a instituição de ensino.



Resumo Inglês:

This article aims to analyze how the presentation model of Design undergraduate final projects was converted into the exhibition BA Creative Collectibles at Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. It also shows long term impacts on Fashion Design graduates. In order to do so, the case study considers the concept of mesh economy as developed by Gansky (2011) and the understanding of metadesign in complex systems proposed by Alão (2015) as elements of symbolic resignification of evaluation processes. Therefore, the study observes how BA Creative Collectibles eliminated examination boards, mainly composed by professors, on behalf of an interactive exhibition that includes Brazilian design market players, such as academic members, researchers and professionals, as evaluators. As a result, students had access to various sources of professional opportunities and it was possible to observe that the strength and diversity of the Creative Economy ecosystem depends on a broad and balanced education. Such proposal develops a large spectrum of paths towards creativity, with a strong accent on an active cultural life, as well as student’s communication and entrepreneurship skills. Consequently, academic excellence parameters guarantee positioning and market visibility to both graduates and the educational institution itself.