A cultura dos “Coitados”: trajetória social e sistema de arte.

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ISSN: 1982-1816
Editor Chefe: Laert dos Santos Andrade
Início Publicação: 10/06/2006
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

A cultura dos “Coitados”: trajetória social e sistema de arte.

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 13
Autores: João Domingues
Autor Correspondente: João Domingues | [email protected]

Palavras-chave: Habitus. Sistema de arte. Trajetória social.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O ensaio em questão tem como objetivo a apropriação da teoria proposta por Pierre Bourdieu, em especial, a relação entre o espaço social e o lugar, a fim se analisar as condições possíveis de serem percebidas no campo da produção da cultura (mais especificamente da produção cinematográfica) e a incorporação de agentes segregados, espacialmente como produtores no campo constituído. Para tanto, foi selecionado um produto audiovisual recente - Cidade de Deus, de Fernando Meirelles -, apresentando elementos que sugerem que a trajetória pessoal dos indivíduos e a hiper-realidade construída pela obra criam as condições de inserção de sujeitos como profissionais até então apartados do mercado formal de produção artística. A indicação prévia deste ensaio permite relacionar as condições da marginalidade assumida não apenas como desfrute do consumo cultural, mas da própria atividade artística, ambos produtos de um mesmo habitus. É justamente nesse habitus reiterado pelo cenário urbano que reside a possibilidade de integração dos sujeitos segregados territorialmente. Ao tratamento de “coitados”, pretendemos sugerir que é desta incorporação simbólica, uma real possibilidade destes sujeitos de superar/aceitar os mecanismos societários de exclusão e assimilação no mercado formal de arte.



Resumo Inglês:

This paper aims to discuss Pierre Bourdieu´s theory, specially regarding the relationship between social space and place, in order to analyze the possible conditions of being realized in the cultural production field (specially the movie production one) and the incorporation of segregated agents, specially, as producers in the constituted field. For this purpose, a recent audiovisual production was chosen - Cidade de Deus (City of God), directed by Fernando Meirelles - , which presents elements that suggest the personal trajectory of individuals and hyper-reality that were built by the work enabling to create conditions of insertion to the professionals since then put aside by the artistic production formal market. The previous indication of this paper allows to link the marginality conditions assumed not only as a cultural consumption but also as the artistic activity itself, both products come from the same habitus. And in this habitus, confirmed by the urban set, the possibility of integration of the segregated subjects lays. To the title of “poor”, we aim to suggest that it is a symbolic incorporation, a real possibility, to these subjects, of overcoming/accepting the society mechanisms of exclusion and assimilation in the art formal market.