Cultura Rock e Identidade (1982 – 1988)

Cadernos do Tempo Presente

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ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Cultura Rock e Identidade (1982 – 1988)

Ano: 2017 | Volume: 0 | Número: 26
Autores: Jose Augusto Batista dos Santos, Luiz Eduardo Meneses de Oliveira
Autor Correspondente: Luiz Eduardo Meneses de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Cultura pop. Cultura de língua inglesa. Identidade. Hibridismo. Rock.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo investigao modo como o processo de circulação, recepção e apropriação do rock no Brasil, na década de 1980, provocou o surgimento de novas identidades, as quais podem ser descritas, segundo os critérios utilizados nesta investigação, como híbridas, isto é, transgressoras e cooptadas ao mesmo tempo. Neste escrito, a apresentação dos resultados será feita a partir da exposição de análises de músicas que trazem um resumo daquela década, período em que o rock alcança o espaço cultural do mainstream, perdendo seu caráter de cultura marginal ou periférica. Foram usados como fontes livros, dissertações, teses, artigos e entrevistas publicadas em periódicos sobre a matéria, os quais foram selecionados de acordo com a sua representatividade, mensurável a partir do número de cópias vendidas, publicadas ou reeditadas. Constatou-se que o roqueiro oitentista de fato era portador uma identidade fragmentada, composta por elementos de rebeldia e de alienação. 

Palavras-chave: Cultura pop. Cultura de língua inglesa. Identidade. Hibridismo. Rock.



Resumo Inglês:

This article aims to investigate the way through which the process of circulation, reception and appropriation of rock in Brazil, in the 1980s, provoked the appearance of new identities, which can be described, according to the criteria adopted for this research, as being hybrid, that is, transgressive and co-opted at the same time. The presentation of the results will be done through an exposition of reviews of songs that summarizes the above-mentioned decade, period in which rock achieves mainstream media, losing its character of marginalized or peripheral culture. We used as research resources books, dissertations, theses, articles and interviews published in periodicals on the matter, which were selected in accordance with its representativeness, measurable through the number of copies sold, published or reedited. It was found that the eighties rocker had a fragmented identity, comprised of elements of rebelliousness and alienation.

Keywords: Pop culture. English language culture. Identity. Hybridism. Rock.