Cultural Perspectives in Music Composition: the case of the composition movement in Bahia-Brazil

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Cultural Perspectives in Music Composition: the case of the composition movement in Bahia-Brazil

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Paulo Costa Lima
Autor Correspondente: Paulo Costa Lima | [email protected]

Palavras-chave: composition and culture, compositionality, composition movement in bahia brazil, composition and decolonization, resignifying distance.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O foco de interesse deste artigo é o movimento de composição da Bahia, na medida em que permite refletir sobre o entrelaçamento de composição e perspectivas culturais, não como domínios autônomos e isolados, mas como algo inerente ao próprio compor. Trataremos de identificar e refletir sobre estratégias composicionais para representar uma distância entre polos culturais distintos, mostrando assim como elas organizam a forma e o tecido musical, ou seja, a produção de sentido. Começaremos pelo caso exemplar da obra Uma possível resposta op. 169 (1988), do compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990), e seguiremos com a identificação de estratégias similares em outras obras, mostrando como a ideia do estabelecimento de uma distância ressignificadora (tanto narrativa como estrutural), que funciona como matriz de sentidos, responde ao nosso interesse pela conexão entre composição e cultura, dialoga com o conceito de composicionalidade, permitindo ainda uma discussão sobre estratégias de decolonização na música de concerto produzida na Bahia em décadas recentes.



Resumo Inglês:

The focus of interest for this article is the musical composition movement in Bahia, in so far as it enables a reflection on the interweaving of composition and cultural perspectives, not as isolated and autonomous domains, but as something inherent to composition. We will identify and reflect on compositional strategies to represent a distance between distinct cultural poles, showing how they organize the musical form and fabric; in other words, the production of meaning. We start with a model example provided by the piece Uma possível resposta op. 169 (1988) by the Brazilian composer (born in Switzerland), Ernst Widmer (1927-1990), and then identify similar strategies in other pieces, showing how the idea of establishing a resignifying distance (both narrative and structural), which functions as a matrix of meanings, responds to our interest in the connection between composition and culture, dialogues with the notion of compositionality, and permits a discussion on decolonization strategies present in the concert music produced in Bahia in recent decades.