O presente artigo pretende analisar o processo de cura na religião
ayahuasqueira brasileira Santo Daime no CEFLURIS (Centro Eclético da Fluente
Luz Universal Raimundo Irineu Serra) com base no paradigma da corporeidade
(embodiment) proposto por Thomas Csordas (2008). Csordas investe na ideia de que
a experiência religiosa é um observatório privilegiado das relações entre corporeidade
e significação, lançando as bases de uma antropologia psicológica que vem se
destacando por sua abordagem fenomenológica. Nesse sentido, a análise apresenta
uma descrição etnográfica e um estudo de caso sobre o sistema de cura/doença
no Santo Daime designado de “cura espiritualâ€, fundamentado na reencarnação e
no consumo ritual da ayahuasca, que encontramos na igreja “Céu de São Miguelâ€,
localizada no municÃpio de Picada Verão, próximo a Porto Alegre, capital do Estado
do Rio Grande do Sul.
This article aims to analyze the healing process in the Brazilian religion
of Santo Daime in CEFLURIS (Eclectic Center of the Universal Flowing Light
Raimundo Irineu Serra) based on the paradigm of embodiment proposed by Thomas
Csordas (2008). Csordas states religious experience as a privileged setting to
observe the relationship between embodiment and signification, launching the basis
of a psychological anthropology which has been standing out by its phenomenological
approach. In this sense the analysis presents an ethnographical description
and a case study of the health/illness system of Santo Daime of healing/illness
known as “spiritual healingâ€, that involves reincarnation and the ritual consumption
of ayahuasca, as we can find in “Céu de São Miguel†church in the municipality
of Picada Verão, next Porto Alegre, capital of Rio Grande do Sul State (Brazil).