Curadoria das Artes Cênicas: Gestão para a criação de relações, reflexões e experiências

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Curadoria das Artes Cênicas: Gestão para a criação de relações, reflexões e experiências

Ano: 2021 | Volume: 1 | Número: 40
Autores: Anna Helena da Costa Polistchuk, Karina Almeida
Autor Correspondente: Anna Helena da Costa Polistchuk | [email protected]

Palavras-chave: Curadoria, programação, artes cênicas, artista, público

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão sobre a curadoria nas artes cênicas e o papel da/do curadora/curador na sua prática profissional na contemporaneidade, considerando ações artísticas no contexto brasileiro. Apresenta-se um percurso histórico, percorrendo uma trajetória no contexto das artes modernas, quando a profissão se estabelece com as características atuais. Em seguida, elaboram-se perspectivas críticas sobre a função da curadora ou do curador, analisando as atribuições necessárias para a criação de uma programação em artes cênicas. Por fim, discorre-se sobre a curadora ou o curador como um/uma gestor/gestora de expectativas, responsável por propor debates sobre a sociedade e a própria arte, a partir da relação que se estabelece entre artista, obra e público dentro de uma programação de artes cênicas.



Resumo Inglês:

This work aims to propose a reflection on curation in the performing arts and the role of the curator in his/her professional practice in contemporary times, considering artistic actions in the Brazilian context. A historical path is presented, covering a trajectory in the context of modern arts, when the profession is established with the current characteristics. Then, critical perspectives on the role of the curator are elaborated, analyzing the attributions necessary for the creation of a program in performing arts. Finally, the curator is conceived as a manager of expectations, being responsible for proposing debates about society and art itself, based on the relationship established between artist, work and public within a performing arts programming.



Resumo Espanhol:

Este trabajo tiene como objetivo proponer una reflexión sobre la curaduría en las artes escénicas y el papel de la curadora/curador en su práctica profesional en la época contemporánea, considerando las acciones artísticas en el contexto brasileño. Se presenta un recorrido histórico, cubriendo una trayectoria en el contexto de las artes modernas, cuando la profesión se establece con las características actuales. Luego, se elaboran perspectivas críticas sobre el rol de la curadora o del curador, analizando las atribuciones necesarias para la creación de un programa en artes escénicas. Finalmente, se discute la curadora o el curador como gestora / gestor de expectativas, responsable por proponer debates sobre la sociedad y el arte, a partir de la relación que se establece entre artista, obra y público dentro de una programación de artes escénicas.