O artigo trata das modalidades de curadoria desenvolvidas por serviços streaming de música e como afetam hábitos e práticas culturais na experiência da escuta. A discussão pauta-se em estudo da literatura, assinalando características dos processos de recomendação musical oferecidos pelos serviços comerciais com base na combinação de análises algorítmicas com intervenção de curadores especializados. São comparadas políticas de curadoria dos serviços Spotify, Tidal, AppleMusic e Radiooooo. Levantam-se questões referentes à escuta musical exercida por meio das plataformas streaming sob o foco do conceito de micro-política de Michel Foucault. Indagamos se, mesmo sob as condições econômicas e midiáticas instauradas por tais dispositivos tecnológicos, as ações, mediações e interações, que se exercem como micro-poderes, logram ultrapassar a dinâmica interativa de infra-poderes preestabelecidos pela lógica dos sistemas automatizados de recomendação e contagiam práticas musicais criativas.
Thepaper discusses modalities of curatorship developed by music streaming services and how they affect cultural habits and practices in thelistening experience. The discussion is based on literature, highlighting the potentialities and insufficiencies of the music recommendation process based on the combination of algorithmic analysis with the intervention of specialized curators. The curatorship policies ofthe Spotify, Tidal, AppleMusic and Radiooooo services are comparatively commented on. Concerns about musiclisteningthrough streaming platforms are raised under the focus of the micro-politics concept developed by Michel Foucault. We inquire whether, even under the economic and mediatic conditions established by such technological devices, the actions, mediations and interactions, which act as micro-politics, succeed in overcoming the interactive dynamics of infrapowers pre-established by the logic of automated recommendation systems, driving new creative musical practices.