A dádiva como prática social

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

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ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A dádiva como prática social

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Ana Carolina Júlio
Autor Correspondente: Ana Carolina Júlio | [email protected]

Palavras-chave: Prática Social, Organizing, Epistemologia de Schatzki, Teoria da Dádiva, Marcel Mauss

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa como outras possibilidades de relações sociais, marcadas pela honra, respeito, afeto e reciprocidade, influenciam a vida social e o processo organizativo (organizing) de uma escola de samba. Para compreender esses fenômenos, as ideias de Schatzki e Mauss são utilizadas. Está é uma pesquisa qualitativa que triangula observação participante de inspiração etnográfica, entrevistas e pesquisa documental. Durante o carnaval, o objetivo da escola foi honrar o pavilhão e a memória do seu presidente, retribuindo a dádiva que se recebeu: o prazer de desfilar, a amizade e a família. Assim, as dádivas revelaram-se como uma prática social, sendo marcadas pelas teleoafetividades (uma combinação de propósitos e afetos). Os objetivos de uma organização podem ir além de seus resultados instrumentais/racionais, coexistindo com sentimentos, emoções e humores. As teleoafetividades também podem orientar o que as pessoas fazem; sendo as dádivas exemplos de práticas norteadas por essa dinâmica afetiva.



Resumo Inglês:

This paper analyzes how other possibilities of social relations, marked by honor, respect, affection and reciprocity, influence the social life and the organizing of a samba school. To understand these phe-nomena, the ideas of Schatzki and Mauss are used. This is a qualitative research that resorts participant observation, interviews and documentary research. During the carnival parade, the main goal of the samba school was to honor its flag and the memory of its president, by giving back the gift that one has received: the pleasure of parading, friendship and family. Therefore, the gifts were revealed as a social practice, being marked by teleo-affective structures. The objectives of an organization can go beyond their instrumental/rational results, coexisting with feelings, emotions and moods. Teleo-af-fective can also guide what people do; being the gift an example of a practice that is guided by this emotional dynamics.