Este artigo propõe analisar o discurso presente em algumas músicas que compõem a MPB e a ideologia presente nas letras e a relação com período histórico da Ditadura civil-militar de 1964 a 1985. Salientando o ufanismo propagado pelo governo militar por meio de canções colaboracionistas e de protesto que caracterizavam a contestação ao momento político da época. A partir disso, perceber através dos conceitos de discurso e ideologia (John B. Thompson), na configuração de discurso ideológico, qual a forma simbólica criada pelas músicas tanto para sustentação governista como de resistência ao governo. Do ponto de vista metodológico, será feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa em artigos científicos e algumas obras da historiografia brasileira, uma breve história do Brasil (2010), de Mary del Priore e Renato Venâncio e História do Brasil (2006), de Boris Fausto.
Cet article propose d'analyser le discours présent dans certaines chansons composant le MPB et l'idéologie présente dans les paroles et le lien avec la période historique de la dictature civilo-militaire de 1964 à 1985. Soulignant l'ufanisme propagé par le gouvernement militaire à travers des chansons collaborationnistes et des chansons engagée qui a caractérisé la contestation au moment politique du temps. A partir de là, pour comprendre à travers les concepts de discours et d’idéologie (John B. Thompson), dans la configuration du discours idéologique, quelle est la form e symbolique créée par les chansons pour le soutien et la résistance au gouvernement. Du point de vue méthodologique, une recherche bibliographique qualitative sera faite dans des articles scientifiques et quelques travaux d'historiographie brésilienne, brève histoire du Brésil (2010), de Mary del Priore et Renato Venâncio et Histoire du Brésil (2006), de Boris Fausto.
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