O resgate do ser humano e do planeta terra através de uma antropologia fundamental articulada por uma ética da diferença em busca de um novo humanismo e de uma ecologia integral. O homem precisa ser visto na sua inteireza que consiste numa relação dialética na sua estrutura: corpo, mente e espírito como também nas suas relações de subjetividade, objetividade e transcendência. Esta nova configuração implica em uma unidade entre a natureza e o ser humano evitando o perigo de cair nos reducionismos que priorizam ora o antropocentrismo, ora o naturalismo. A fundamental compreensão da realidade é antropológica e ecológica que vai exigir novos paradigmas e novas atitudes em face da crise da humanidade atual que trocou o ser humano pelo mercado e a natureza tornou-se objeto de exploração e de lucro. Outrora o homem se preocupava mais com o saber, com a buscada verdade. Hoje, em face da crise ecológica mundial, a grande pergunta é: como devemos viver? Como nos relacionar com a terra para preservá-la, não a ameaçar e garantir a nossa própria vida e existência de todos os demais seres que vivem na terra? A reflexão sobre a sustentabilidade desejável será o novo referencial e a responsabilidade socioambiental será a nova prática que implica em novas posturas éticas.
The rescue of human being and of the Earth planet through fundamental Anthropology, articulated by an ethics of difference in searching of a new humanism and of an integral ecology. The mankind needs to be seen in his integrity that consists in a dialectic relation in his integrity that consists in a dialectic relation in his structure: body, mind and spirit, as also in his relations of subjectivity, objectivity and transcendence. This new configuration implies in a unity between nature and human being, avoiding the danger of falling in the reductionisms that prior or anthropocentrism or naturalism. The fundamental comprehension of reality is anthropologic and ecologic that is going to demand new paradigmata and new attitudes in face of the crisis of actual humanity that changed human being by marked and nature became object of exploration again. In the past the mankind worried more with the wisdom, with the search of the truth. Nowadays, in face of the world ecologic crisis, the great question is: how we must live? How to relation with Earth for preserving, not menacing her and warrant our own life and existence of all other beings who live on Earth? The reflection about desirable sustenance will be the new referential, and the social and environ responsibility will be the new practice that implies in new ethic postures.