Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de Pernambuco (1979-2012)

Revista Olhares

Endereço:
Estrada do Caminho Velho, 333 - Jd Nova Cidade
Guarulhos / SP
07252-312
Site: http://www.olhares.unifesp.br/index.php/olhares
Telefone: (11) 5576-4848
ISSN: 23177853
Editor Chefe: Edna Martins
Início Publicação: 30/04/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Da decodificação à construção de sentido: concepções de leitura subjacentes aos livros didáticos de língua portuguesa e adotados pela secretaria de educação do estado de Pernambuco (1979-2012)

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Silvio Profirio da Silva, Tatiana Simões e Luna
Autor Correspondente: S.P.Silva, T.S.Luna | [email protected]

Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa; Leitura; Livro didático.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Durante décadas, o ensino da leitura teve como foco práticas mecânicas de Decodificação. O ensino dessa competência linguística, com base nesse norte, concedia primazia à reprodução mecânica de conteúdos e informações. Essa posição esteve presente nos livros didáticos. Nos anos 80, aparece uma vasta quantidade mudanças nas práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa. Rompe-se, assim, com tendências mecanicistas e tecnicistas. Com isso, surge uma nova concepção de leitura como construção de sentido, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Esses novos paradigmas têm sido adotados pelos mais recentes Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Este trabalho tem como objetivo verificar quais são as concepções de leitura subjacentes aos Livros Didáticos de Língua Portuguesa adotados pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1979-2012). Decorrente disso, pretende-se: a) verificar quais as concepções de linguagem subjacentes a esses manuais didáticos; b) verificar o tratamento dado à leitura e à diversidade textual.