A escuta é uma preocupação relativamente recente no âmbito dos estudos musicais. Com o surgimento da fonografia no final do século XIX houve uma alteração significativa nas relações entre o fazer musical e sua recepção. A atenção volta-se para os processos de escuta que se tornam progressivamente mediados pelas tecnologias de áudio. Uma escuta “aparelhada†por dispositivos de áudio coloca o ouvinte na condição de um especialista no ato de escutar ao mesmo tempo em que o distancia do exercÃcio da prática musical. As tecnologias digitais e de rede adicionam uma nova perspectiva ao papel do ouvinte que subverte, em alguma medida, os dispositivos de escuta, reconfigurando-os como disposi- tivos de (re)criação musical.
Listening is a relatively recent concern in the context of musical studies. With the advent of the phonography in the late nineteenth century there was a significant change in the relationship between music making and its reception. Attention turns to the processes of listening as they become increasingly mediated by audio technologies. A listening situation mediated by different devices raises the listener to the condition of an expert in the act of listening. At same time she moves away from the exercise of musical practice. Digital network technologies add a new perspective to the listener’s role who subverts the devices created for reproduce music into devices to (re)create music.