O presente trabalho analisa o documentário Itão kuegü: as hiper mulheres (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette, a fim de refletir a maneira pela qual o cinema documental vem abordando expressões culturais de grupos indígenas, particularmente, no que diz respeito a tensão existente entre a representação cinematográfica documental de cunho etnográfico e o registro de fenômenos culturais centrados no conceito das poéticas orais. Em seguida, examinamos questões acerca do erotismo representado pelo documentário no sentido de problematizar as estratégias de autorrepresentação indígenas, entre elas o feminino, inscrito por meio de antinomias como erotismo/norma sexual e narrativas ficcionais/registro documental.
The present work analyzes the documentary Itão kuegü: the hyper women (2011), by Takumã Kuikuro, Carlos Fausto and Leonardo Sette, in order to reflect the way in which documentary cinema has been approaching cultural expressions of indigenous groups, particularly in what it says I respect the tension between the documentary cinematographic representation of an ethnographic nature and the recording of cultural phenomena centered on the concept of oral poetics. Then, we examine questions about the eroticism represented by the documentary in order to problematize indigenous self-representation strategies, including the feminine, inscribed through antinomies such as eroticism / sexual norm and fictional narratives / documentary record.
El presente trabajo analiza el documental Itão kuegü: the hyper women (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto y Leonardo Sette, para reflejar la forma en que el cine documental se ha acercado a las expresiones culturales de los grupos indígenas, especialmente en lo que dice Respeto la tensión entre la representación cinematográfica documental de naturaleza etnográfica y la grabación de fenómenos culturales centrados en el concepto de poética oral. Luego, examinamos preguntas sobre el erotismo representado por el documental para problematizar las estrategias autorepresentadoras indígenas, incluida la femenina, inscritas a través de antinomias como el erotismo / norma sexual y las narrativas ficticias / registro documental.
Le présent travail analyse le documentaire Itão kuegü: les hyper femmes (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto et Leonardo Sette, afin de refléter la manière dont le cinéma documentaire aborde les expressions culturelles des groupes autochtones, en particulier dans ce qu'il dit Je respecte la tension entre la représentation cinématographique documentaire à caractère ethnographique et l'enregistrement de phénomènes culturels centrés sur le concept de poétique orale. Ensuite, nous examinons les questions sur l'érotisme représenté par le documentaire afin de problématiser les stratégies d'autoreprésentation indigènes, y compris le féminin, inscrites à travers des antinomies telles que l'érotisme / norme sexuelle et les récits fictifs / dossier documentaire.