DA HISTÓRIA NEGADA A LUTA POR UMA VISIBILIDADE IGUALADA

Periferia

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ISSN: 19849540
Editor Chefe: Ivan Amaro e Dilton Ribeiro Couto Junior
Início Publicação: 31/12/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

DA HISTÓRIA NEGADA A LUTA POR UMA VISIBILIDADE IGUALADA

Ano: 2018 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Jeusamir Alves Silva
Autor Correspondente: Jeusamir Alves Silva | [email protected]

Palavras-chave: história e cultura bantas, religião, inclusão, informação, visibilidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O principal objetivo deste trabalho é, através do Candomblé Banto, identificar, catalogar e inventariar o patrimônio cultural afro banto brasileiro de forma possível a estabelecer o diálogo voltado para a difusão e a preservação dos valores identitários presentes nas referências patrimoniais do território brasileiro, visando a inclusão da sua história e cultura e religiosidade nas grades curriculares do ensino brasileiro. Considerando que o território brasileiro caracteriza-se  pelos altos índices de afrodescendentes na formação de sua população em geral, acredita-se que um projeto de pesquisa voltado para a preservação do patrimônio e a cultura afro banta brasileira também representa a possibilidade  de proporcionar a formação de, a capacitação e a atualização de professores da rede pública de ensino, como implementação da lei 10.639/2003/PR  Escolheu-se como objeto de estudo terreiros bantos de diferentes pontos do Brasil. A justificativa é que apesar dos bantos terem sido os primeiros escravos aqui introduzidos, e espalhados por todo território brasileiro, (do século XVI ao XIX), praticamente, nada, sabe-se sobre o seu papel na formação do Brasil e na construção da nossa língua. Utilizou-se a pesquisa de campo baseada em visitas a terreiros, bem como, entrevistas com sacerdotes, devidamente autorizadas pelos mesmos, sendo eles: o Tata Katuwanjesi (Walmir Damasceno), presidente do ILABANTU – Instituto Latino Americano de Tradições Afro-Bantu, em Itapecerica da Serra-SP. Tata Kassulupongo (Moisés Queirós), dirigente da Casa do Benguê ria Lembaranganga, em Extremóz – RN, Mam’etu Nangakovi  (Risoleta de Oliveira), do Terreiro de Matamba, emde São João de Meriti - RJ , entre outros. A revisão bibliográfica ficou por conta dos referenciais teóricos ofertados por autores presentes ao longo do texto. Confirmou-se então, a importância desse povo, na construção da nossa língua e na formação da nação brasileira. Com os resultados obtidos e o interesse acadêmico, espera-se alcançar em breve, a inclusão e visibilidade desejadas, bem como ter, também, registrado nos anais da história o Candomblé de Tradição Banto, como religião afro-brasileira.



Resumo Inglês:

The main objective of this work is, through Candomblé Banto, to identify, catalog and inventory the Brazilian Afro-Brazilian cultural heritage in a way that is possible to establish a dialogue aimed at the dissemination and preservation of the identity values ​​present in the patrimonial references of the Brazilian territory, aiming to inclusion of its history and culture and religiosity in the curricula of Brazilian education. Considering that the Brazilian territory is characterized by the high rates of Afro-descendants in the formation of its population in general, it is believed that a research project aimed at the preservation of Brazilian Afro-Brazilian heritage and culture also represents the possibility of providing the formation of , training and updating teachers of the public school system, as implementation of law 10.639 / 2003 / PR Bant terreiros of different points in Brazil were chosen as object of study. The justification is that although the Bantu were the first slaves introduced here, and scattered throughout the Brazilian territory (from the sixteenth to the nineteenth century), practically nothing is known about their role in the formation of Brazil and the construction of our language. Field research based on visits to terreiros, as well as interviews with priests duly authorized by them, were: Tata Katuwanjesi (Walmir Damasceno), president of ILABANTU - Latin American Institute of Afro-Bantu Traditions, in Itapecerica da Serra-SP. Tata Kassulupongo (Moisés Queirós), leader of the House of Benguê ria Lembaranganga, in Extremóz - RN, Mam'etu Nangakovi (Risoleta de Oliveira), Terreiro de Matamba, em João de Meriti - RJ, among others. The bibliographic review was based on the theoretical references offered by authors present throughout the text. It was then confirmed the importance of this people in the construction of our language and the formation of the Brazilian nation. With the results obtained and the academic interest, it is hoped to reach the desired inclusion and visibility soon, as well as to have also recorded, in the annals of the history, the Candomblé de Banto Tradition, as an Afro-Brazilian religion.