O artigo estuda como o metodismo inglês enfrentou o duro impacto das calamidades nacionais sobre as vidas das pessoas, seja em forma de epidemias ou injustiças legalmente estabelecidas, pela compreensão da práxis da visitação de enfermos e pobres como meio da graça de Deus, pela fundamentação teológica da denúncia e do ativismo social nos conceitos da justiça e da misericórdia e pela criação de encontros religiosos, as festas do amor, que colocaram permanentemente o serviço aos pobres no centro da celebração. Como método, aplica-se um estudo bibliográfico de fontes primárias e secundárias com o objetivo de entender melhor como o metodismo na práxis procurou contribuir para ―a reforma da nação, em particular, da igreja‖ (John Wesley). Espera-se como resultado uma inspiração para a práxis do enfrentamento de crises sociais ou de saúde pelo cristianismo de hoje.
The article studies how English Methodism faced the harsh impact of national calamities on people's lives, whether in the form of epidemics or legally established injustices, first, by it´s understanding of the praxis of visiting the sick or the poor as a mean of God's grace, second, based on the theological foundation of the social complaint and social activism centered in the concepts of justice and mercy, and, third, by the creation of religious meetings, called lovefeasts, which permanently placed the service to the poor at the center of the celebration. As a method, a bibliographic study of primary and secondary sources is applied in order to understand better how Methodism in praxis sought to contribute to ―reform of the nation, in particular, the Church‖ (John Wesley). As a result, we expect to inspirit the praxis of Christianity facing social or health crises today.