A natureza e a matéria dela extraída potenciaram a imaginação formal e a imaginação material do homem. Estas duas entidades fundacionais da acção artística conduzem àquilo a que se pode chamar uma poética da criação (Bachelard, 1942)1. Dele decorrem em boa parte, os conceitos de paisagem e a história da sua metamorfose. Ou, se quisermos, o problema constante do artifício versusa natureza. Ou, ainda, o problema de dar forma a um corpo ou, de como a imagem da sua representação se priorizou relativamente a ele, na cultura actual e, na arte em particular. O tacto, conseguido pela materialidade da escultura é o que permite a esta distinguir-se da imaterialidade da cultura actual, oferecendo-nos um porto de abrigo face à indiscernibilidade do mundo virtual. Neste contexto e através do meu trabalho escultórico, verificar-se- á como a problemática da Paisagem em Metamorfose: Declínio e Reedificação do Natural na Arte actual se inscreve nas questões em cima enunciadas.
The nature and matter extracted from it enhance the formal imagination and the imagination of man. These two fundamental entities of artistic action lead to a use that can cause a creation poetics (Bachelard, 1942). From it derives the concepts of landscape and the history of its metamorphosis. Or, if we like, the constant problem of artifice versusnature. Or, yet, the problem of shaping a body and, as an image of its representation, was prioritized over it, in the current culture, in particular, in art. The touch, achieved by the materiality of the sculpture, is what allows us to establish this distinction between the immateriality of real culture and the offer of a haven in the face of the indiscernibility of the virtual world. In this context and through my sculptural work, it is verified as a problem of Landscape in Metamorphosis: Decline and Rebuilding of Natural in Real Art, subscribe to the questions mentioned above.
La naturaleza y el material extraído de ella realzaban la imaginación formal y la imaginación material del hombre. Estas dos entidades fundacionales de la acción artística conducen a lo que se puede llamar una poética de la creación (Bachelard, 1942). Gran parte de ella deriva de los conceptos de paisaje y la historia de su metamorfosis. O, si queremos, el constante problema del artificio versus la naturaleza. O, aún así, el problema de dar forma a un cuerpo o cómo se priorizaba la imagen de su representación en relación con él, en la cultura actual y en el arte en particular. El toque, logrado por la materialidad de la escultura, es lo que le permite distinguirse de la inmaterialidad de la cultura actual, ofreciéndonos un refugio frente a la indiscernibilidad del mundo virtual. En este contexto y a través de mi trabajo escultórico, se verá cómo el tema de Paisaje en metamorfosis: decadencia y reconstrucción de lo natural en el arte actual se inscribe en las preguntas antes mencionadas.