O intuito deste trabalho é apresentar a visão da Igreja Católica sobre a questão da pena de morte. A Igreja, sociedade humana e divina, preocupa-se sempre com o bem do homem e da sociedade. Entretanto, ela é histórica, e acompanha a história, assimilacostumes e regras, também moldando estruturas e formando pensamentos. Assim, na compilação de sua doutrina, ela tentou explicar muitos assuntos inerentes à complexi-dade da sociedade humana. Entre eles está a questão da pena de morte. Baseado em uma grande tradição, o Catecismo de 1992 trouxe novamente à tona esta questão, mes-mo dizendo que deveria ser aplicado no esgotamento de todos os meios incruentos. Contudo, o tema trouxe desconforto, que caminhou durante mais ou menos 36 anos, até que, em 2018, o papa Francisco declarasse a mudança profunda do tema doutrinal. Nesta perspectiva, refletimos o retorno da primazia e da inviolabilidade da vida humana, aproximando-se cada vez mais na dinâmica de Jesus Cristo, norte de toda a doutrina cristã.
The paper’s purpose is to show the view of the Catholic Church about the death penalty controversy. The Church, both human and divine, is always concerned about the good of man and of society. Nonetheless, the Church is historical, and she follows history, assimilating customs and rules, also fashioning, structuring and building thoughts. Hence, in the assembling of her doctrine, she attempted to explain many subjects that constitute the complexity of human society. Among them is the question of the death penalty. The death penalty is based on a great tradition, even the Catechism of 1992 brought up again this question, saying that it should be appliedin the collapse of all unemotional means. However, the theme brought a hardship time, in which proceeded for about 36 years, until 2018. Pope Francis declared the deep revocation of the doctrinal theme. In this perspective, we reflect the return of the primacy and inviolability of human life, moving closer and closer to the dynamics of Jesus Christ, the source of all Christian doctrine.