Da representação à representatividade trans: a historiografia do travestismo no teatro ludovicense

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Da representação à representatividade trans: a historiografia do travestismo no teatro ludovicense

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 33
Autores: Fernanda Areias Oliveira, Fernando Augusto Nascimento
Autor Correspondente: Fernanda Areias Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Travestismo; poéticas queer; teatro do Maranhão; teatro ludovi-cense; representatividade trans

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

Este artigo discute alguns aspectos relacionados à representação e representatividade da mulher trans por meio do recurso cênico do travestismo nos palcos de São Luís (MA). Nesta historiografia destaca-se o recorte sobre uma territorialidade ainda pouco discutida no mapeamento dos espetáculos que focam os estudos de gênero no contexto do teatro brasileiro, reivindicando em sua investigação particularidades regionais de abordagem. Para isto, realizou-se um mapeamento de documentos históricos e entrevistas, deteve-se sobre a análise da manifestação popular O auto do bumba meu boi (XIX), folguedo típico da cultura maranhense, além dos espetáculos Uma Linda quase mulher (1999), Travesqueens (2011) e Veronique (2015), os quais serviram de casos para uma investigação interessada em elencar mudanças relacionadas à apropriação de um discurso de representação à representatividade da mulher trans, na cena ludovicense em fins do século XIX até às primeirasdécadas do século XXI, na capital maranhense. 



Resumo Inglês:

This article discusses some aspects related to the representation and represen- tativeness of the trans woman through the scenic resource of transvestism in the stages of São Luis (MA). In this historiography we highlight the clipping about a territoriality still little discussed in the mapping of the spectacles that focus the studies of gender in the context of the Brazilian theater, claiming in its investigation regional particularities of approach. For this, a mapping of historical documents and interviews was carried out, it was focused on the analysis of the popular manifestation. The auto do bumba meu boi (XIX), typical folklore of the Maranhão culture, besides the spectacles Uma Linda quase mulher (1999), Travesqueens (2011) ) and Veronique (2015), who served as cases for an investigation interested in the changes related to the appropriation of a representation discourse to the representativeness of the trans woman in the Ludovic scene at the end of the XX century and first decades of the XXI century in the capital Maranhão XX century, and first decades of the 20th century, in the capital of Maranhão.