Da seriedade masculina e da mulher como bagatela: considerações sobre a sociedade patriarcal oitocentista a partir de Delacroix

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Da seriedade masculina e da mulher como bagatela: considerações sobre a sociedade patriarcal oitocentista a partir de Delacroix

Ano: 2013 | Volume: 13 | Número: 2
Autores: H.M.Samyn
Autor Correspondente: H.M.Samyn | [email protected]

Palavras-chave: Delacroix, masculinidade, feminilidade, patriarcado, romantismo./ Delacroix, masculinity, femininity, patriarchy, romanticism./ Delacroix, masculinidad, femineidad, patriarcado, romanticismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo visa a tratar das estruturas patriarcais oitocentistas por intermédio de uma análise de pinturas do artista romântico francês Eugène Delacroix (1798-1863), enfocando as concepções de masculinidade e feminilidade que delas emergem a partir de uma interpretação orientada por uma perspectiva teórica feminista. Propõe-se uma interpretação das pinturas de Delacroix em relação com os valores sexistas subjacentes à sociedade europeia do século XIX, de modo que a representação de homens e mulheres nelas visível possa fornecer subsídios para o entendimento de como a ordem social era percebida do ponto de vista de um homem branco e detentor de privilégios conferidos pelo patriarcado. O argumento é endossado por excertos de ensaios e passagens do diário de Delacroix em que ele expressa percepções sexistas. A análise aqui apresentada aborda três pinturas: O massacre de Quios [Scène des massacres de Scio], de 1824; A morte de Sardanápalo [La Mort de Sardanapale], de 1827; e a Odalisca [Odalisque] de 1857.



Resumo Inglês:

The paper aims to provide an overview of nineteenth-century patriarchal
structures through an analysis of the paintings of the French romantic
artist Eugène Delacroix (1798-1863), with a focus on the conceptions of masculinity
and femininity that emerge from an interpretation guided by a feminist
perspective. The main argument is that Delacroix’s paintings cannot be entirely
understood apart from the sexist values that underpinned the nineteenth-century
European society, so that the representation of men and women can provide
a valuable account about how the social order was conceived by a white
male, privileged point of view. The paper’s argument is endorsed by excerpts
of Eugène Delacroix’s essays and from his journal. The analysis covers three
paintings: The Massacre at Chios [Scène des massacres de Scio], dated 1824;
Death of Sardanapalus [La Mort de Sardanapale], dated 1827; and Odalisque
[Odalisque], dated 1857.



Resumo Espanhol:

El artículo visa tratar de las estructuras patriarcales ochocentistas
por intermedio de un análisis de pinturas del artista romántico francés Eugène
Delacroix (1798-1863), enfocando concepciones de masculinidad y femineidad
que de ellas emergen cuando analizadas a partir de una perspectiva feminista.
Es propuesto una interpretación de las pinturas de Delacroix en relación con los
valores sexistas subyacentes a la sociedad europea del siglo XIX, de modo que la
representación de hombres y mujeres pueda fornecer subsidios para la compresión
de cómo el orden social era percibido del punto de vista privilegiado de un
hombre blanco. El argumento es endosado por fragmentos de escritos de Delacroix
y pasajes de su diario. El análisis acá presentado aborda tres pinturas: El
masacre de Quios [Scène des massacres de Scio], de 1824; La muerte de Sardanápalo
[La Mort de Sardanapale], de 1827; y la Odalisca [Odalisque] de 1857.