O presente trabalho expõe uma tentativa experimental de trabalho para a voz do ator baseada
na metodologia de Emile-Jaques Dalcroze denominada de rÃtmica ou eurÃtmica. É uma tentativa de
relacionar a música e o teatro e por consequência também a dança, pois Dalcroze entendia o fazer musical
de forma corporal. O objetivo é encontrar ferramentas úteis para o treinamento do ator, principalmente
para o desenvolvimento vocal. São expostos os princÃpios norteadores da metodologia Dalcroziana que
são relacionados na prática em sala de aula em duas universidades brasileiras envolvendo os parâmetros
musicais: altura, duração, intensidade e timbre. Finalmente, o trabalho apresenta uma etnografia de uma
performance de Julia Varley do Odin Teatret, especialmente dedicada ao trabalho de voz do ator.
The present article presents an experimental attemp to work the voice of the actor based on
Emile-Jaques Dalcroze’s methodology called rhythmic or eurhythmics. It is an effort to link music and
theater and consequently dance too, because Dalcroze understood the music making through body
movements. The goal is to find useful tools for the training of actors, especially for their voice
development. The work presents the principles of Dalcroze theory which are related with classroom
procedures, at two Brazilian universities, involving music elements: pitch, duration, dynamics and timbre.
Finally, there is an ethnography of Julia Varley’s performance, an actress from Odin Teatret focused on
vocal training.