A dança concreta não concreta das Mulheres Guarani

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A dança concreta não concreta das Mulheres Guarani

Ano: 2023 | Volume: 4 | Número: 49
Autores: Bianca Scliar, Rafaela Samartino Herran
Autor Correspondente: Bianca Scliar | [email protected]

Palavras-chave: Xondaro, dança indígena, filosofia processual, percepção não sensoria, Socialidade Guarani

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo dança com o xondaro para refletir sobre os corpos sensoriais ativados na dança. A partir de um mergulho em sonhos e visões, destacamos modos de socialidade ativados entre humanos e não humanos. O diálogo entre autores da filosofia processual e as práticas dançadas na Casa de Rezo destaca as concepções de transindividualidade e percepção não sensória, conceitos relevantes para compor com as espirais rítmicas que sustentam essa dança. O xondaro se faz livre, foge das palavras, faz um corpo do corpo que move. O que dança o xondaro é a pergunta que este texto se propõe a responder.



Resumo Inglês:

This article dances with the xondaro to reflect on the sensory bodies activated in dance. We dive into dreams and visions to highlight modes of sociality activated between humans and non-humans. The dialogue between process philosophy and the practices danced at Casa de Rezo brings up the notions of transindividuality and non-sensed perception, concepts relevant to compose the rhythmic spirals that sustain this dance. The xondaro becomes free, runs away from words, makes a body out of the body that moves. What does xondaro dance? This is the question that this text proposes to answer.



Resumo Espanhol:

Este artículo baila con el xondaro para reflexionar sobre los cuerpos sensoriales activados en la danza. A partir de una inmersión en sueños y visiones, destacamos modos de socialidad activados entre humanos y no humanos. El diálogo entre autores de filosofía procesual y las prácticas danzadas en la Casa de Rezo resalta los conceptos de transindividualidad y percepción no sensorial, relevantes para componer las espirales rítmicas que sustentan esta danza. El xondaro se libera, huye de las palabras, hace cuerpo del cuerpo que se mueve. Qué baila el xondaro es la pregunta que este texto se propone responder.