DANÇA, CORPO E PARADIGMA EMERGENTE: CONEXÕES E APROXIMAÇÕES

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ISSN: 21750769
Editor Chefe: Zeloi Ap Martins dos Santos
Início Publicação: 31/05/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

DANÇA, CORPO E PARADIGMA EMERGENTE: CONEXÕES E APROXIMAÇÕES

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 6
Autores: Juliana Fernandez Castro
Autor Correspondente: J. F. Castro | [email protected]

Palavras-chave: corpo; dança; paradigma emergente; educação contemporânea.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo do corpo que dança, de como este corpo conhece e se relaciona com o mundo, tem produzido interesse em artistas, docentes, artistas-docentes e demais profissionais que se aproximam da Dança na contemporaneidade. Tal estudo subsidia-se pela ideia de um corpo que não está separado da mente e que não é agente passivo das interferências do/com o ambiente – ambiente aqui entendido como um conjunto de condições para as coisas se relacionarem e não apenas um lugar (BRITO, 2007) – ideia esta, que vem sendo trabalhada e defendida por diversos professores, estudiosos e pesquisadores contemporâneos de Dança. O corpo é um estado em transformação contínuo, a partir das relações de interação com a natureza e a cultura. Portanto, o corpo é natureza e cultura, e, pode ser tratado enquanto mídia de si mesmo, ou seja, como “corpomídia”(GREINER & KATZ, 2005), diferentemente do entendimento de corpo processador (corpomáquina) aparentemente passivo às informações do ambiente. Tais compreensões articulam-se à perspectiva de pensamento emergente sobre a ação de conhecer, e que serão trabalhadas neste artigo com a finalidade de esboçar possíveis conexões e aproximações entre corpo, dança, ações pedagógicas e o paradigma emergente proposto por Boaventura (2005).