Dança em ação – políticas de resistência no Encarnado de Lia Rodrigues

Movimento-Revista de Educação

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ISSN: 23593296
Editor Chefe: Zuleide S. Silveira
Início Publicação: 30/11/2014
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

Dança em ação – políticas de resistência no Encarnado de Lia Rodrigues

Ano: 2010 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Marina Souza Lobo Guzzo
Autor Correspondente: Marina Souza Lobo Guzzo | [email protected]

Palavras-chave: dança, política, práticas discursivas, redes sociais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A arte é uma forma de comunicação entre artistas e
interlocutores que se relacionam a partir de uma rede de pessoas,
coisas, forças e sentidos, numa experiência de partilha
do sensível. A proposta desta pesquisa foi entender como é
construído o sentido político para uma obra de arte tomando como
exemplo um espetáculo de dança contemporânea, o Encarnado
de Lia Rodrigues. Partimos do pressuposto de que um espetáculo
de dança atua como uma rede de materialidades e socialidades
e os sentidos políticos são construídos a partir de uma série
de acontecimentos e atores, que caracterizam a potência
transformadora da obra. A metodologia empregada nesta
pesquisa foi feita com as contribuições da Teoria Ator-Rede (ANT),
como um esforço de sistematização de uma forma de pensar e
tratar a realidade que, ao invés de interpretar o mundo, visa a
descrevê-lo, levando em conta a sua hibridização. Algumas dessas
ações foram analisadas: escolhas temáticas e estéticas, as
atuações do coreógrafo/bailarino em relação ao seu próprio trabalho
ou às políticas públicas de dança, a escolha dos espaços e
lugares de ensaio, pesquisa, criação e apresentação das obras e
ressonâncias e repercussões junto ao público e à crítica.