Dançar a crise: a histeria da clínica à cena

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Dançar a crise: a histeria da clínica à cena

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 19
Autores: Roberto Giambronen Tradutor - Milton de Andrade
Autor Correspondente: Milton de Andrade | [email protected]

Palavras-chave: Dança, histeria, corpo, Charcot. Dance, hysteria, body, Charcot.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A histeria, um fenômeno que nascera entre o final do século XIX e início do XX com evidentes características teatrais, desapareceu dos prontuários médicos e dos hospitais para se transferir aos palcos. Dos experimentos de Charcot na clínica da Salpêtrière – onde as performances das pacientes histéricas eram apresentadas a um público de médicos, intelectuais, artistas e curiosos – à dança expressiva alemã, até o Tanztheater e as mais recentes expressões do teatro-dança europeu, o gesto histérico domina a cena teatral novecentista e contemporânea. Subjacentes ao fenômeno se encontram motivações e exigências nos limites entre arte e vida, e a pesquisa – jamais interrompida ao longo de todo o século XX – de um teatro “necessário”, que substitua a palavra já ineficaz e que expresse o desconforto individual, colocando-se como instrumento de comunicação do mal-estar existencial e como terapia.



Resumo Inglês:

Disappeared from the medical manuals and hospitals, hysteria has come on stage. That is a result for a phenomenon born between the end of the 19th and the beginning of 20th century and plainly marked by theatrical characteristics. As from the experiments carried out by Charcot at the Salpêtrière clinic – where the performances of the hysterical patients were shown to an audience made by doctors, intellectuals, artists and curious persons – to the German expressive dance, to Tanztheater and to the recent performances of the European dance-theatre, the hysterical gesture dominates the twentieth-century and contemporary theatre. At the bottom of this phenomenon, it is possible to find reasons and needs between art and life, and the search –never interrupted during the 20th century– for a “necessary” theatre, taking the place of the verbal expression, already ineffective. This theatre expresses the individual trouble, becoming an instrument of communication about the existential crisis and a therapy as well.