Dar corpo às ideias: performance como processo de incorporação

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Dar corpo às ideias: performance como processo de incorporação

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Ricardo Augusto de Lima Brandão
Autor Correspondente: Ricardo Augusto de Lima Brandão | [email protected]

Palavras-chave: Performance musical, música popular, ideologia, localidade, comunidade musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio propõe a discussão sobre a performance para além de suas dimensões transitórias e espontâneas, pensando no material a ser performado a partir de sua dimensão textual (técnicas, estéticas e valores), que, como espectro, circula sobre o imaginário de certa comunidade e se manifesta durante a performance, incorporando-se no corpo social. A partir de autores como Shelemay e Appadurai, é possível entender as práticas performativas como representações e encenações destes textos e, ao mesmo tempo, como formas de introjetá-los nos sujeitos, criando unidade dentro de tal comunidade, promovendo assim sua reprodução. Sendo assim, é possível imaginar a performance como uma reencenação de antigos valores e significados que voltam, como reminiscências imaginárias, a andar entre os vivos, moldando suas histórias.



Resumo Inglês:

This essay aims to discuss performance, not only as transitory and spontaneous dimension, but also wondering about the materials to be performed, as textual dimension (technical, aesthetical, and values), which, as a spectrum, circulates over the imagination of a certain community and it manifests itself during the performance, incorporating itself in the social body. Through authors such as Shelamay and Appadurai, it is possible to understand the performative practice as representations and encenation of these texts, and at the same time, as a way to introject them in subjects, creating unity in those communities, enabling its reproduction. So, it is possible to imagine the performance as a reincarnation of old values and meanings, which returns, as imaginary reminiscence, walking among the livings, modeling their histories.