Das mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller

Filosofia e Educação

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ISSN: 1984-9605
Editor Chefe: Cesar Apareciddo Nunes
Início Publicação: 07/10/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia

Das mônadas de Leibniz à educação estética de Schiller

Ano: 2019 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: Silveira, Roberison Wittgenstein Dias
Autor Correspondente: Silveira, Roberison Wittgenstein Dias | [email protected]

Palavras-chave: Perfeição, Educação, Estética

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Partindo da proposta ontológica de Leibniz, a ideia de perfeição dá origem à discussão estética germânica. O grande questionamento é se o gosto está ligado a uma concepção de perfeição inerente à realidade ou se é o resultado da dinâmica dos sentidos, responsáveis pelas sensações.Reformulando a concepção estética moderna, Kant não concebe nenhuma validade de coisa-em-si para o gosto, ele não está nas coisas nelas mesmas, mas antes na maneira de operar da faculdade de julgar reflexiva. Reconhecendo esta nova perspectiva, e encontrando nelalacunas no que diz respeito à aproximação entre razão e sensibilidade, Schiller propõe uma nova criação da estética como modelo de formação do homem.



Resumo Inglês:

Starting from the ontological proposal of Leibniz, the idea of perfection gives rise to the German aesthetic discussion. The great question is whether taste is tied to a conception of perfection inherent in reality or whether it is the result of the dynamics of the senses, responsible for sensations. Reformulating the modern aesthetic conception, Kant no conceives validity of thing-in-itself for pleasure, it is not in the things themselves, but rather in the way of operating the faculty of judging reflexive. Recognizing this new perspective, and finding in it gaps with respect to the approximation between reason and sensibility, Schiller proposes a new aesthetics as a model of the formation of man.