Das provocações cearenses ao pós-secular: reflexões sobre Igreja e Sociedade no Nordeste brasileiro

Fronteiras

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ISSN: 2595-3788
Editor Chefe: Francisco de Aquino Júnior
Início Publicação: 16/06/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Teologia

Das provocações cearenses ao pós-secular: reflexões sobre Igreja e Sociedade no Nordeste brasileiro

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: José Luciano Albino Barbosa
Autor Correspondente: José Luciano Albino Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: Religião, Esfera Pública, Nordeste, Política, Papa Francisco

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo central deste artigo consiste em apresentar e discutir elementos históricos e sociológicos que demonstram a capacidade da Igreja Católica, com ênfase para o Nordeste Brasileiro, para articular a esfera pública ao enfrentamento de problemas sociais. A partir de três ícones ou lideranças religiosas (Antônio Conselheiro, Padre Cícero e Dom Helder Câmara), mas também, nesta linha, Padre Ibiapina, torna-se possível visualizar o caráter peculiar que o catolicismo teve para promover mais do que, propriamente, mobilizações sobre o sagrado. Para além das paredes das capelas, tais figuras históricas sempre estiveram bem contextualizados à conjuntura política do tempo de cada um. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica sobre tais lideranças, além da visita sobre a obra de Jurgem Habermas no tocante aos textos preocupados com a reflexão a respeito da sociedade civil e a relação entre “fé e saber”. Este estudo, assim, teve desdobramentos ou objetivos específicos para investigar a dinâmica religiosa brasileira, o que permitiu compreender como o catolicismo passou por um processo de perda de fiéis, a partir da década de 1970, em um contexto de modernização, surgimento de metrópoles e a industrialização do país. Neste âmbito de mudanças e de sedimentação de uma sociedade plural, em que o catolicismo é “mais um” referencial sobre o sagrado, torna-se importante observar as posturas do Papa Francisco como protagonista de uma igreja de “saída” e preocupada com o diálogo. Em outras palavras, pode-se concluir que a capacidade de articular questões sociais urgentes com a linguagem de um cristianismo comprometido com os pobres, tal como fizeram os “cearenses”, assume caráter diferencial no fazer religioso católico atual. Será o Papa Francisco mais um cearense?



Resumo Inglês:

The central objective of this article is to present and discuss historical and sociological elements that demonstrate the capac ity of the Catholic Church, with an emphasis on the Brazilian Northeast, to articulate the public sphere in the face of social problems. From the three icons or religious leaderships (Antônio Conselheiro, Padre Cícero and Dom Helder Câmara), but also in th is line, Father Ibiapina, it is possible to visualize the peculiar character that Catholicism had to promote more than, properly, mobilizations on the sacred. Beyond the walls of the chapels, these historical figures have always been well contextualized to the political conjuncture of each one's time. The methodology used in this study was the bibliographical research on such leaderships, as well as a visit to the work of Jurgem Habermas on texts concerned with reflection on civil society and the relationsh ip between "faith and knowledge". This study, therefore, had specific developments or objectives to investigate Brazilian religious dynamics, which allowed us to understand how Catholicism underwent a process of loss of believers, starting in the 1970s, in a context of modernization, emergence of metropolis and the industrialization of the country. In this context of changes and sedimentation of a plural society, in which Catholicism is "another" reference to the sacred, it is important to observe the posit ions of Pope Francis as protagonist of an "outgoing" church and concerned with dialogue. In other words, one can conclude that the ability to articulate urgent social issues with the language of a Christianity committed to the poor, as did the " cearenses" assumes a differential  haracter in current Catholic religious practice. Is Pope Francis another “cearense”?