DE ANJO DO LAR A ÍCONE PROTOFEMINISTA: OS PROBLEMAS DA APLICAÇÃO DE UMA ABORDAGEM BIOGRÁFICA-HISTORICISTA À OBRA DE EMILY DICKINSON

Revista de Letras Juçara

Endereço:
Universidade Estadual do MaranhãoCampus CaxiasDepartamento de LetrasPraça Duque de Caxias, S/NMorro do Alecrim
Caxias / MA
65600000
Site: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/index
Telefone: (99) 8259-3685
ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

DE ANJO DO LAR A ÍCONE PROTOFEMINISTA: OS PROBLEMAS DA APLICAÇÃO DE UMA ABORDAGEM BIOGRÁFICA-HISTORICISTA À OBRA DE EMILY DICKINSON

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Marcela Santos Brigida
Autor Correspondente: Marcela Santos Brigida | [email protected]

Palavras-chave: Poesia. Emily Dickinson.Crítica Literária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  artigo  busca  apontar  os  problemas  da  predominância  de  uma  abordagem biográfica-historicista  na  recepção  da  poesia  de  Emily  Dickinson  por  leitores,  jornalistas  e críticos  literários.  O  fato  de  a  obra  da  poeta  já  ter  sido  anunciada por  seus  editores  e resenhistas originais(Cf. THE NEW YORK TIMES, 1894)como uma ilustração das inclinações e  traços  de  personalidade  da  autora  engessou a  apreensão  de  uma  obra  poética  extensa, complexa   e   heterogênea.   A   investigação centrada   na intenção   da   autora   estreita   as possibilidades  de  análise  da  estrutura,  sintaxe  e  conteúdo  semântico  de  cada  poema.  Neste sentido, este trabalho objetiva expor alguns dos principais problemas gerados pela recepção da obra  de  Dickinson  a  partir  de  uma  perspectiva  histórica-biográfica  fundada  nos  moldes preconizados por Charles Sainte-Beuve em “Sobre o meu método”(1862). A fim de argumentar a   favor   dos   benefícios   da   leitura   da   obra   de   Dickinson   a   partir   de   uma   perspectiva predominantemente formalista, apresentaremos um breve panorama de estudos em que a obra da  artista  foi  condicionada  pelo  entendimento  que  seus  leitores  e  críticos  faziam  da  sua biografia, expondo falhas decorrentes deste procedimento e as vantagens de uma abordagem crítica  que  se  engaje  com a  materialidade  do  texto.  Defenderemos,  por  conseguinte,  uma leitura  dos  poemas  que  não  tome  dados  biográficos  da  poeta  como  ponto  de  partida. Entendemos ser mais interessante observar como a poesia de Dickinson se insere na tradição literária anglófona dialogando com obras que a influenciaram não apenas no nível semântico e temático, mas na estrutura métrica e rítmica.



Resumo Inglês:

This  article addresses  problems that  arise when readers,  journalists  and  literary critics approach Emily Dickinson’s poetry under a biographical-historicist approach. The fact that the poet’s verse was announced  by  its  original  editors  and  reviewers as  an  illustration  of  her inclinations and personality traits(Cf. THE NEW YORK TIMES, 1894) constricts the possibilities of apprehension of an extensive, complex and heterogeneous poetic oeuvre. A critical enquiry centered around the author’s intentions narrows down the  possibilities of structural,  syntactic and  semantic  analyses for each  poem. In  that  sense,  this paper  aims  to address some  of  the main  problems that  arise when  Dickinson’s oeuvreis read  under  a  biographical-historicist approach in the  molds prescribed  by  Charles  Sainte-Beuve  in “A Critic’s Account of His Own Critical  Method”  (1862). To argue  for  the  benefits  of  reading  Dickinson’s  poetry under  a predominantly formalist approach, I will present a brief overview of studies where the reading of the artist’s oeuvre was  conditioned  by  the  understanding  its  readers  and  critics  made  of her biography, exposing the flaws inherent to this procedure as well as the advantages of a critical approach  that prioritizes  an  engagement  with  the  text’s  materiality. This  article  argues  for  a reading  of  the  poems  that  does  not  take  biographical  information  as  a starting  point. Thus,  I maintain itis more interesting to study Dickinson’s poetry in relation to the anglophone literary tradition, considering  its dialogue  with texts  that  influenced  it  not  only  in  the  semantic  and thematic levels, but also in its metrical and rhythmic structure.