De Libertad a Libre: Histórias de um Difusor da Intolerância (1999-2009)

Cadernos do Tempo Presente

Endereço:
Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI - Rosa Elze
São Cristóvão / SE
Site: https://seer.ufs.br/index.php/tempo/index
Telefone: (79) 3194-7548
ISSN: 2179-2143
Editor Chefe: Dilton Cândido S. Maynard
Início Publicação: 01/10/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

De Libertad a Libre: Histórias de um Difusor da Intolerância (1999-2009)

Ano: 2012 | Volume: 0 | Número: 6
Autores: Monica da Costa Santana
Autor Correspondente: Monica da Costa Santana | [email protected]

Palavras-chave: Intolerância, Neofascismo, Ciberespaço.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho analisa os principais aspectos da estrutura física do site argentino Ciudad Libre Opinión no período de 1999 a 2009. Criado em 1999 o Libre Opinión atuou como difusor de ideias xenófobas, racistas e antissemitas se tornando um dos portais mais ativos da América Latina na difusão da intolerância. Além da estrutura física do provedor apresentaremos a figura política idealizadora do site, Alejandro Carlos Biondini e as propostas políticas doPartido Nuevo Triunfo (P.N.T.). Dessa forma, a análise se estende para a compreensão das apropriações feitas por grupos de extrema-direita do ciberespaço e das estratégias utilizadas para a propagação de suas mensagens de caráter neofascista. Desta maneira, este trabalho pretende contribuir para a história do neofascismo e a compreensão de suas propostas políticas dentro do ciberespaço.

Intolerância, Neofascismo, Ciberespaço.



Resumo Espanhol:

Este trabajo analiza los principales aspectos de la estrutura fisica del sitio argentino Ciudad Libre Opinión en lo período de 1999 a 2009. Creado en 1999 el Libre Opinión actuou en la propagación de ideias xenófobas, racistas y antissemitas se tornando un de los Portales más activos de la America Latina en la difusión de la intolerância. Además de la estrutura física del sitio presentaremos la figura política idealizadora del sitio, Alejandro Carlos Biondini y las propuestas politicas del Partido Nuevo Triunfo (P.N.T). De esa forma, a análisis se estiende para la comprensíon de las apropriaciones hechas por grupos de extrema-direcha del ciberespaço y de las estratégia utilizadas para la propagación de suas mensajes de carácter neofacista. De esa manera, este trabajo pretende contribuir para la historia del neofascismo y la comprensíon de suas propuestas politicas dentro del ciberespaço.

Intolerância, Neofascismo, Ciberespaço.