De marginal a oficial: a fabricação do Bumba-meu-boi como símbolo de identidade do Estado do Maranhão

Revista Internacional De Folkcomunicação

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ISSN: 18074960
Editor Chefe: Sérgio Luiz Gadini
Início Publicação: 28/02/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

De marginal a oficial: a fabricação do Bumba-meu-boi como símbolo de identidade do Estado do Maranhão

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 19
Autores: Letícia Conceição Martins Cardoso
Autor Correspondente: Letícia Conceição Martins Cardoso | [email protected]

Palavras-chave: Identidade, Política Cultural, Bumba-meu-boi, Maranhão, Sarney

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em vários momentos na história da dinâmica cultural brasileira o Estado-Nação tenta apropriarse
da produção cultural, requerendo para si o direito de reconhecer a autêntica identidade
nacional. Este artigo trata de algumas estratégias desenvolvidas pelo Governo do Estado do
Maranhão no campo da cultura popular, que ressignificaram o universo simbólico de diversas
expressões artísticas populares locais. Especificamente, analisa-se como se deu a conversão do
Bumba-meu-boi em símbolo de identidade do Estado do Maranhão. Por muito tempo essa
manifestação cultural foi marginalizada no cenário local e hoje é divulgada como produto
turístico e símbolo maior da cultura pelo Governo do Estado. O início desse processo é atribuído
a José Sarney, no fim dos anos 1960, e aperfeiçoado por Roseana Sarney, nos anos 90 (tendo
continuidade em seu governo atual).



Resumo Inglês:

Many times the Nation-State tries to control the cultural production in the history of Brazilian
cultural dynamics, demanding for itself the right to recognize the authentic national identity. This
paper is about some strategies developed by Government of Maranhão in the field of popular
culture that reframe the symbol universe of several popular local artistic expressions. Specifically,
it is analyzed the conversion of Bumba-meu-boi in identity symbol of the state of Maranhão. For a
long time Bumba-meu-boi had been marginalized in the local scene and nowadays it is promoted
by the State Government as touristic product and as the major symbol of culture. The beginning
of this process is attributed to José Sarney in late 1960s, and perfected by Roseana Sarney, in the
90s (until the current government).