DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCACIONAL DIGITAL: FAZENDINHA MATEMÁTICA

Revista Binacional Brasil-Argentina

Endereço:
Praça Sá Barreto - s/n - Centro
Vitória da Conquista / BA
45000625
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/index
Telefone: (77) 3421-3894
ISSN: 2316-1205
Editor Chefe: José Rubens Mascarenhas de Almeida
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCACIONAL DIGITAL: FAZENDINHA MATEMÁTICA

Ano: 2017 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: G. A. Dias, T. C. R. S. Gusmão, M. Marques
Autor Correspondente: G. A. Dias | [email protected]

Palavras-chave: Jogos Digitais, Aprendizagem, Matemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  artigo  apresenta  uma  versão  beta  de  um  jogo  digital, produto  gerado,  por  uma  equipe  de  colaboradores  que  faz parte   do   projeto   “Desenvolvimento   e   aplicação   de videogames  para potencializar  o  ensino  e  a  aprendizagem da  Matemática  na  Educação  Básica”  da  Universidade Estadual  do  Sudoeste  da  Bahia  (UESB).  Concretamente, apresentamos  um review de  nossas  ações e  objetivos  na tentativa de transformar uma sequência didática analógica em  um  jogo  digital  educacional.  Essa  experiência,  unindo tecnologia e educação, está sendo bastante enriquecedora e tem   revelado   o   potencial   dos   jogos   eletrônicos   para despertar interesses e aprendizagens.



Resumo Espanhol:

Este artículo presenta una versión beta de un juego digital, producto  generado,  por  un  equipo  de  colaboradores  que hace  parte  del  proyecto  de  investigación  “Desarrollo  y aplicación  de  videojuegos para  potencializar  la  enseñanza y   el   aprendizaje   de   las   Matemáticas   en   Primaria   y Secundaria”  de  la Universidad  Estadual  do  Sudoeste  da Bahía (UESB). Concretamente, presentamos un review de nuestras  acciones  y  objetivos  en  el  intento  de  transformar una  secuencia  didáctica analógica  en  un  juego  digital educacional.   Unir   la tecnología   y   la   educación   es enriquecedor y  un medio  de  revelar  el  potencial  de  los juegos electrónicos para despertar interés y aprendizajes.