Este artigo é oriundo de uma pesquisa em desenvolvimento e pretende examinar eventuais relações entra a moral cristã e a construção de sentido dos “palavrões” neste país. Para tanto, serão examinados dados sobre o uso daqueles termos do país em paralelo ao escopo lexical relacionado aos palavrões delimitado por grandes dicionários nacionais, somado, ainda, a um breve exame de enxertos bíblicos. Tal análise expressiva será procedida a partir de um diálogo com o conceito do Baixo Corporal, de Bakhtin (2010), e com as compreensões do poder pastoral e das técnicas de si, de Foucault (2008, 2004a). O pensamento a ser desenvolvido em diálogo com aqueles autores buscará a compreensão sobre como compreensões cristãs acerca da sexualidade poderiam compor a carga afetiva associada ao uso de palavrões no Brasil, bem como constituiriam o exercício de abrandamentos para a remissão a partes corpóreas remissivas à sexualidade. Ao final, identificou-se que os palavrões, ao suscitarem a nudez genital, relacionam seus sentidos e valoração social aos pudores corpóreos cristãos, suscitando asco análogo ao do baixo corporal e recuperando, pela linguagem verbal, um constrangimento construído a partir daquele comumente associado à nudez.
This article comes from research in progress and intends to examine possible relationships between Christian morality and the construction of the meaning of "bad words" in this country. To this end, data on the use of those terms of the country will be examined in parallel to the lexical scope related to profanity delimited by major national dictionaries, plus, also, a brief examination of biblical grafts. Such expressive analysis will be proceeded from a dialogue with the concept of the Corporal Bass, by Bakhtin (2010), and with the understandings of pastoral power and the techniques of self, by Foucault (2008, 2004a). The thinking to be developed in dialogue with those authors will seek to understand how Christian understandings about sexuality could compose the affective burden associated with the use of profanity in Brazil, as well as constituting the exercise of softening the remission to body parts remissive to sexuality. In the end, it was identified that the expletives, when they arouse genital nudity, relate their senses and social valuation to Christian bodily modesty, raising disgust analogous to that of the lower body and recovering, through verbal language, a constraint built from that commonly associated with nudity.