Definição de requisitos não funcionais em projetos da economia criativa

Diálogo com a Economia Criativa

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ISSN: 2525-2828 
Editor Chefe: Veranise Jacubowski Correia Dubeux
Início Publicação: 30/04/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Definição de requisitos não funcionais em projetos da economia criativa

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 9
Autores: Danieli Maehler Nejeliski, Gustavo Severo Dalla Costa,
Autor Correspondente: Danieli Maehler Nejeliski | [email protected]

Palavras-chave: Gestão do escopo, Requisitos não funcionais, Economia criativa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo estudar a relação entre projetos da economia criativa e a definição de seus requisitos não funcionais, identificando características, obstáculos e possíveis soluções envolvidas neste processo. A pesquisa de referências indicou alta relevância da definição do escopo e de requisitos não funcionais para o sucesso de projetos da área. Estes requisitos são intangíveis, subjetivos e possuem processos de abstração ligados à criatividade e inovação, tornando-se fundamentais para a compreensão da abordagem em projetos da economia criativa. Problemas em projetos deste setor são apontados, como a dificuldade de realizar a coleta de requisitos e a incompreensão do que será realizado pelas partes envolvidas. A partir disso, expõe-se a necessidade de definir requisitos não funcionais mais precisos, consistentes e claros. Em uma análise empírica foram identificados dois conceitos importantes para a obtenção de sucesso: iteratividade e multissensorialidade. Estes conceitos são observados em algumas técnicas, tais como a de ondas sucessivas, método ágil e notadamente na prototipagem, responsável por responder aos principais desafios de requisitos em projetos criativos.



Resumo Inglês:

This article aims to study the relation between projects in the creative economy and the definition of their nonfunctional requirements, identifying characteristics, obstacles and possible solutions involved in this process. The research on references indicated high relevance of scope definition and nonfunctional requirements for the success of a project. These requirements are intangible, subjective and have processes of abstraction linked to creativity and innovation, becoming fundamental to the understanding of how to approach creative economy projects. Problems for projects in this sector are pointed out, such as the difficulty of collecting requirements and misunderstanding of what must be achieved by the parties involved. From this, it is exposed the need to define non-functional requirements more precise, consistent and clear. In an empirical analysis of creative economy projects in relation to non-functional requirements, two important concepts are defined for success: iterativity and multisensoriality. These concepts, in the scope of the definition of requirements, are observed in some techniques, such as successive waves, agile method and especially in prototyping, responsible for answering the main requirements challenges in creative projects.