DEIXA ELA ENTRAR: A REALIDADE COMO INQUIETAÇÃO NO FANTÁSTICO

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

DEIXA ELA ENTRAR: A REALIDADE COMO INQUIETAÇÃO NO FANTÁSTICO

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Adrianna Alberti, Fabio Dobashi Furuzato
Autor Correspondente: Adrianna Alberti | [email protected]

Palavras-chave: Literatura fantástica. Tzvetan Todorov. David Roas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A literatura fantástica abarca muitas obras de forma confusa, pois comumente define-se a  narrativa  fantástica  como  aquilo  que  não  é  real,  ou  seja,  fantástico,  irreal,  fantasia,  porém, não  se  trata  apenas  de  uma  narrativa  cujo  aparecimento  de  elemento  sobrenatural é  definidor. Partimos do estudo das contribuições teóricas de Tzvetan Todorov, presentes  em  sua  obra Introdução à literatura fantástica(2008) que, através de abordagem mais estruturalista, estabelece parâmetros rígidos sobre o fantástico, sendo este delimitado a partir da incerteza e da hesitação. Em  diálogo,  tomamos  a teorização  do  fantástico  de  David  Roas,  em A  ameaça  do  fantástico: aproximações teóricas (2014), que indica o fantástico a partir da relação conflituosa entre a obra literária  e  o  real,  tal  qual  o leitor  o  compreende  e  percebe,  sendo, dessa  forma,  o  fantástico  tido como a representação da transgressão do real. Elaboramos então, a análise do elemento vampiro, aplicado na obra contemporânea Deixa ela entrar (2014), de John Ajvide Lindqvist



Resumo Inglês:

The fantastic  literature  encompasses  many  works  in  a  confusing  way,  since  the fantastic narrative is usually defined as that which is not real, that is, fantastic, unreal, fantasy, but it is not only a narrative whose appearance of supernatural element is definitive. We started from the study  of  the  theoretical  contributions  of  Tzvetan  Todorov,  present  in  his  work Introduction  to fantastic   literature(2008),   which,   through   a   more   structuralist   approach,   establishes   rigid parameters about the fantastic, which is delimited from uncertainty and hesitation. In dialogue, we take  the  theorizing  of  David  Roas's The  fantastic  threat:  theoretical  approaches(2014),  which indicates  the  fantastic  from  the  conflictual  relationship  between  the  literary  and  the  real,  as  the reader   understands   and   perceives   it,   being,   in   this   way,   the   fantastic   considered   as   the representation  of  the  transgression  of  the  real.  We  then  elaborate  the  analysis  of  the vampire element, applied in the contemporary work Let It In(2014), by John Ajvide Lindqvist