AS DELEGACIAS, OS POSTOS E OS HOSPITAIS: as primeiras instituições de saúde e o atendimento infantil no Piauí (1889 -1930)

Outros Tempos Pesquisa Em Foco História

Endereço:
Universidade Estadual do Maranhão, Curso de História, Campus Paulo VI, Bairro Tirirical
São Luís / MA
Site: http://www.outrostempos.uema.br
Telefone: (98) 3245-6141
ISSN: 18088031
Editor Chefe: Marcelo Cheche Galves
Início Publicação: 13/04/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

AS DELEGACIAS, OS POSTOS E OS HOSPITAIS: as primeiras instituições de saúde e o atendimento infantil no Piauí (1889 -1930)

Ano: 2020 | Volume: 17 | Número: 30
Autores: JOSEANNE ZINGLEARA SOARES MARINHO
Autor Correspondente: JOSEANNE ZINGLEARA SOARES MARINHO | [email protected]

Palavras-chave: História, Estabelecimentos de saúde, Infância

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo analisa como os serviços de saúde dos primeiros estabelecimentos implantados no Piauí realizavam o atendimento das crianças durante a Primeira República. Apesar do ideário de proteção da infância considerar o potencial das iniciativas em saúde como fator de investimento para o progresso e a civilização, não existia um projeto estadual ou um sistema de saúde federal que integrasse o Piauí. Para a análise, foram utilizadas como fontes as mensagens governamentais, a legislação, os jornais e revistas médicas, além de autores como Ana Paula Martins (2004), Colin Heywood (2004) e Gilberto Hochman (1998). Como resultado, identificou-se a instalação de poucas instituições no Piauí, como as delegacias e os postos de saúde pública, além dos hospitais filantrópicos. Com isso, a condição de limitação da oferta de serviços de saúde, mais concentrados e regulares na capital, acabou contribuindo para a ausência de uma proteção especializada no atendimento das crianças piauienses.

Palavras-chave: História. Estabelecimentos de saúde. Infância.

 



Resumo Inglês:

This article analyzes how the health services of the first establishments implanted in Piauí dealt with childcare during the First Republic. Even though childhood protection ideas consider the potential of health initiatives as an investment factor for progress and civilization, there was no state project or federal health system that integrated the state of Piauí. For this analysis, we used government messages, legislation, newspapers and medical journals as sources, in addition to authors such as Ana Paula Martins (2004), Colin Heywood (2004) and Gilberto Hochman (1998). We identified the installation of few institutions in Piauí, such as police stations and public health posts, in addition to philanthropic hospitals. As a result, the condition of limiting the supply of health services, more concentrated and regular in the capital, ended up contributing to the absence of specialized protection in the care of children from Piauí.

Keywords: History. Health establishments. Childhood.



Resumo Espanhol:

Este artículo analiza cómo los servicios de salud de los primeros establecimientos implantados en Piauí prestaron atención a los niños durante la Primera República. A pesar de la idea de proteger a los niños considerar el potencial de las iniciativas de salud como un factor de inversión para el progreso y la civilización, no hubo ningún proyecto estatal o sistema de salud federal que integrara a Piauí. Para el análisis, se utilizaron mensajes gubernamentales, legislación, periódicos y revistas médicas como fuentes, además de autores como Ana Paula Martins (2004), Colin Heywood (2004) y Gilberto Hochman (1998). Como resultado, se identificó la instalación de pocas instituciones en Piauí, como estaciones de policía y puestos de salud pública, además de hospitales filantrópicos. Como resultado, la condición de limitar el suministro de servicios de salud, más concentrados y regulares en la capital, terminó contribuyendo a la ausencia de protección especializada en el cuidado de niños de Piauí.

Palabras clave: Historia. Instalaciones de salud. Infancia.