Dentro do jogo das possibilidades infinitas: César Aira e Sérgio Sant'Anna em diálogo

Odisseia

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ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Dentro do jogo das possibilidades infinitas: César Aira e Sérgio Sant'Anna em diálogo

Ano: 2022 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Pedro L. L. F. Bezerra
Autor Correspondente: Pedro L. L. F. Bezerra | [email protected]

Palavras-chave: Sérgio Sant’Anna, César Aira, literatura latino-americana, literatura brasileira, literatura argentina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo busca apontar relações intrínsecas nas obras dos escritores César Aira (1949) e Sérgio Sant’Anna (1941-2020), dois nomes que compõem o panorama da literatura latino-americana da segunda metade do século XX e início do século XXI. Suas obras, que se orientam pela via da forma breve (o conto, a novela, o ensaio), buscam vergar os limites dos gêneros e trazer para dentro do texto literário diversas outras formas narrativas que influenciam suas escritas e se interpenetram em suas técnicas: as artes plásticas, o cinema, a fotografia, a música surgem nos seus textos como elementos de construção de suas visões de mundo. Com leitura atenta da fortuna crítica de ambos os autores, além dos próprios textos e comentários que um autor fez sobre o outro, procurou-se estabelecer e discutir pontos de aproximação quanto à manipulação das técnicas das vanguardas do século XX, em um jogo de possibilidades infinitas.



Resumo Inglês:

This article seeks to point out intrinsic relationships in the works of writers César Aira (1949) and Sérgio Sant’Anna (1941-2020), two names that make up the panorama of Latin American literature in the second half of the 20th century and the beginning of the 21st century. His works, which are guided by the short form (the short story, the novel, the essay), seek to bend the limits of genres and bring into the literary text several other narrative forms that influence his writings and interpenetrate in his techniques: the plastic arts, cinema, photography, music appear in his texts as elements for the construction of his visions of the world. With careful reading of the critical fortune of both authors, in addition to own texts and comments that an author has over the other, we tried to establish and discuss approach points regarding the handling of the techniques of the avant-garde of the twentieth century, in a possible game endless.