Este artigo compreende um estudo sobre as rupturas e permanências nas representações do feminino e do masculino através da sequência de filmes Shrek. Para tanto utilizamos abordagens dos estudos feministas e de gênero. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, alguns procedimentos da análise do discurso de vertente francesa (AD), tomando por base as reflexões de Michel Foucault, a produção de sentidos no cotidiano, e a articulação entre historiografia, cinema e gênero. O conceito de representação social utilizado no trabalho parte da perspectiva de Denise Jodelet; e os pressupostos que dão base ao conceito de gênero são os abordados por Teresa de Lauretis. A partir do uso dessas teorias e metodologias compreendemos que o cinema é um poderoso formador de representações sociais e de subjetivação dos gêneros. Percebemos que as fontes escolhidas são recheadas de construções sociais que atuam na constituição dos sujeitos e são importantes instrumentos pedagogizantes.
This article includes a study on the ruptures and continuities in the representations of female and male through a sequence of Shrek films. For this purpose we use the feminist studies and gender. The concept of social representation used in the job part of the prospect of Denise Jodelet; and the assumptions that form the basis for the concept of gender mainstreaming are dealt with by Teresa de Lauretis. From the use of these theories and methodologies we understand that these media are powerful shapers of social representations and subjectivization of foodstuffs. We realized that the sources chosen are stuffed of social constructs that act in the constitution of subjects and are important pedagogical instruments.