A descontinuidade da filosofia de Spinoza perante as religiões judaico-cristãs: um olhar sobre o conceito de substância/Deus

Revista Quero Saber

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ISSN: 2675-570X
Editor Chefe: Me. Junior Cunha
Início Publicação: 11/08/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A descontinuidade da filosofia de Spinoza perante as religiões judaico-cristãs: um olhar sobre o conceito de substância/Deus

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: José Dias; Gustavo Rohte
Autor Correspondente: Gustavo Rohte | [email protected]

Palavras-chave: Deus. Substância. Natureza. Cristianismo. Judaísmo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo, baseado no conceito spinoziano de Deus, busca responder à questão “Que(m) é Deus para Spinoza e qual a sua (des)semelhança com a divindade das religiões judaico-cristãs?” Em primeiro lugar, procura compreender os conceitos de substância, atributos e modos, tão importantes para a filosofia de Spinoza; depois, compreender a identidade entre os conceitos de Substância, Deus e Natureza para contrapô-los aos conceitos filosóficos e religiosos de Deus no Judaísmo e no Cristianismo. O Deus impessoal e imanente de Spinoza em nada se identifica com o Deus a quem judeus e cristãos cultuam, mas sendo parte constitutiva de sua metafísica e epistemologia, é unicamente e verdadeiramente acessado pela razão que conduz ao verdadeiro conhecimento de Deus. As contribuições spinoziana sobre Deus compõem o grande panorama ético de sua filosofia.



Resumo Inglês:

This article, based on the Spinozian concept of God, seeks to answer the question “What is God for Spinoza and what is his (dis)similarity to the divinity of the Judeo-Christian religions?” First, it seeks to understand the concepts of substance, attributes and modes, so important to Spinoza's philosophy; then, understand the identity between the concepts of Substance, God and Nature to oppose them to the philosophical and religious concepts of God in Judaism and Christianity. Spinoza's impersonal and immanent God is in no way identified with the God whom Jews and Christians worship, but being a constitutive part of their metaphysics and epistemology, it is uniquely and truly accessed by the reason that leads to the true knowledge of God. The Spinozian contributions on God make up the great ethical panorama of his philosophy.