DESCREVIVER: JOGO E IMPROVISAÇÃO TEATRAL EM “PIRLIMPSIQUICE”, DE GUIMARÃES ROSA

Revista Araticum

Endereço:
Rua Figueira, 39 - Vila Brasília - Montes Claros - MG
Montes Claros / MG
39400146
Site: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/araticum/index
Telefone: (38) 3229-8234
ISSN: 2179-6793
Editor Chefe: Osmar Pereira Oliva
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

DESCREVIVER: JOGO E IMPROVISAÇÃO TEATRAL EM “PIRLIMPSIQUICE”, DE GUIMARÃES ROSA

Ano: 2014 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Felícia Johansson
Autor Correspondente: F. Johansson | [email protected]

Palavras-chave: descreviver, jogo teatral, improvisação, guimarães rosa, jacques lecoq, hans georg gadamer

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

“Pirlimpsiquice” é um conto de Guimarães Rosa que narra a
descrevivência de um grupo de meninos ao encenar uma peça que, por meio de
uma improvisação, subitamente vira outra. “Descreviver” é palavra inventada por
Rosa para simbolizar o ato de representar teatralmente, com espontaneidade. Em
A Atualidade do Belo: a arte como jogo, símbolo e festa (1985), Hans Georg
Gadamer investiga o fenômeno do jogo como explicação da arte, referindo-se,
sobremaneira, ao teatro. Entre a arte como jogo, explicitada por Gadamer, e o
jogo da arte, poetizado por Rosa, há paralelos evidentes que podem inspirar
atores e autores brincantes. Neste cenário, o termo “descreviver” fornece o palco
para a reflexão.



Resumo Inglês:

This article aims to examine the concepts of theater game and
improvisation in the light of J. Lecoq’s pedagogy and H.G. Gadamer’s philosophy.
The starting point for this examination is “Pirlimpsiquice” a short story written by
Guimarães Rosa. In this story, a group of students rehearse a play to be
presented at a school festivity. However, at the day of the performance, the main
character forgets his part and the group ends up improvising another play, with an
entirely different story, through a process of theatrical improvisation.