O presente artigo visa estudar cognitivamente a recepção transmidiática a partir dos desdobramentosnarrativos elaborados pelos próprios fãs, que interagem virtualmente com seus pares em comunidadesde fóruns de discussão online. As comunidades de fãs, ou Fandom, comportam uma série de elementosque convergem em torno de uma obra já escolhida pelo público (Miranda, 2009), no caso analisado, asnarrativas de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, que ganharam suas versões cinematográficasrecentemente, e que também constituem seus universos ficcionais transmídias atravésde plataformas como games, RPG, animações, entre outros. Neste processo, objetivamos observar apolifonia de sentidos e vozes produzida por suas diferentes interpretações, além da ancoragem, ajustamentose ativações associativas feitas na discussão de diferentes hipóteses formuladas através domaterial fonte inicial.
This article aims to cognitively study the transmissive reception from the narrative unfoldings elaborated by the fans themselves, who interact virtually with their peers in communities of online discussion forums. Fan communities, or Fandom, carry a series of elements that converge around a work already chosen by the public (Miranda, 2009), in the case analyzed, the narratives of "The Hobbit" and "Lord of the Rings" by JRR Tolkien , which have recently won their cinematic versions, and which also constitute their fictional universes transmídias through platforms like games, RPGs, animations, among others. In this process, we aim to observe apoliphonia of meanings and voices produced by its different interpretations, besides the anchoring, adjustment and associative activations made in the discussion of different hypotheses formulated through the initial source material.