Desenho industrial : da transmissão à tradução

Tríades em Revista

Endereço:
Rua Marquês de São Vicente 225 - Cx. Postal: 38097 - Gávea
Rio de Janeiro / RJ
22451-900
Site: https://triades.emnuvens.com.br/triades
Telefone: (21) 3527-1596
ISSN: 19840071
Editor Chefe: Dra. Vera Lúcia Nojima
Início Publicação: 22/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Desenho industrial : da transmissão à tradução

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Lucrécia D ́Alessio Ferrara
Autor Correspondente: Lucrécia D ́Alessio Ferrara | [email protected]

Palavras-chave: semiose, tradução sígnica, função do design e do designer, semiosis, sign translation, function of the design and the designer

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Do desenho do produto ao Design é necessário produzir mediações suficientes para neutralizar a ambivalência da pós-modernidade e faz-se necessário perseguir a produção de mudanças. Essa questão só pode ser enfrentada se observarmos a semiose que vai da transmissão à tradução sígnica, aquela que se reinventa a cada nova proposta e faz com que o Design ultrapasse o nível do objeto reprodutível, para atualizar-se como único na interface obrigatória com o avanço tecnológico e com as exigências que ele promove no cotidiano. Dessa forma, o Design deixa de povoar e decorar o espaço físico fragmentado, para atuar como sugestão de um modo de reinventar a vida diária ante cada nova exigência de sobrevivência. Nessa dimensão, o Desenho Industrial se socializa no Design e o designer se traduz em cada indivíduo que, na vida social, procura um modo de encontrar-se e de subsistir.



Resumo Inglês:

From the product design to the concept of Design is necessary to produce enough mediations in order to neutralize the ambivalence from the post-modernity and it’s also important to produce changes with it. This question can only be solved if we observe the semiosis, the movement from the transmission to the translation of the sign, the one that changes in every new proposal and impulses Design to go up one level: from the reprotuctable object to the level of a mandatory interface connected with new technology and the changes tecnology promotes on everyday life. In that sense, Design no more occupies and decorates the fragmented physical space, but acts like a suggestion to reinvent the daily life in view of the exigence of survival. On this dimension, the industrial design became social with this concept of Design and the designer is everyone who, in social life, searches a way of finding himself and subsist it.