Desenvolvimento de Jogos Utilizando XNA: um Exemplo com o Jogo SpaceX

Revista Eletrônica Teccen

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ISSN: 19840993
Editor Chefe: Margareth Maria Queiroz de Carvalho
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

Desenvolvimento de Jogos Utilizando XNA: um Exemplo com o Jogo SpaceX

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Joni Pereira de Pinho Rodrigues da Silva, Janaína Veiga, Carlos Vitor de Alencar Carvalho
Autor Correspondente: Joni Pereira de Pinho Rodrigues da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Framework XNA; Jogos Eletrônicos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A área de jogos eletrônicos tem crescido cada vez mais. Podese,
nos dias atuais, encontrar jogos em diversos dispositivos: computadores
pessoais, consoles domésticos e dispositivos móveis. O desenvolvimento de um
jogo não é uma tarefa fácil, pois envolve diversas áreas de conhecimento e
também diversas subáreas da computação. A área de desenvolvimento de jogos
desperta muita curiosidade e interesse em muitos programadores, entretanto a
maioria das instituições de ensino superior com cursos na área de computação
não apresentam o foco ou disciplinas específicas para o desenvolvimento de
jogos, principalmente em Curso de Sistemas de Informação. Esta foi uma das
motivações para o desenvolvimento deste trabalho. Este artigo apresenta o
framework XNA e as suas principais funcionalidades para desenvolvimento de
jogos eletrônicos interativos. Como resultado e exemplificação o artigo também
apresenta o desenvolvimento de um jogo 2D, chamado SpaceX.



Resumo Inglês:

The gaming area is growing, being found today in various devices:
personal computers, consoles and mobile devices. The development of a game
is not an easy task because it involves several areas of knowledge and also
several subareas of computing. The game development area awakens a lot of
curiosity and interest in many programmers, but most institutions of higher
education courses in computing do not focus on specific courses about game
development, especially in Information Systems Course. This was a motivation
for the development of this work. This paper presents the XNA framework and
its main features for the development of interactive electronic games. As result
and exemplifying, the article also presents the development of a 2D game, called
SpaceX.